Casamento precoce, escolha profissional, dívidas: leitores contam seus maiores erros

Vaga vitalícia no Senado para ex-presidentes é criticada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Americana (SP)

O maior erro foi ter me casado tão jovem. Isso teve consequências e desdobramentos que afetaram muito a minha vida e a vida de meus filhos. Deixei de realizar muitos sonhos e não fui a mãe que gostaria de ter sido. Eu me arrependo.
Cybele R de Carvalho (São Paulo, SP)

Acreditar no Bolsonaro. Vidas poderiam ter sido salvas com uma escolha mais correta e coerente.
Ricardo Zuppo (São Paulo, SP)

Aluno usa borracha durante teste - Smolaw / Adobe Stock

Foi ter cursado história como primeira graduação, assunto que sempre amei e em que fui incentivado por todos. Sem olhar o lado prático, porém, foi muito triste e fiquei desempregado. Hoje curso contabilidade, na USP também, e trabalho no mercado financeiro. Precisamos ser racionais e práticos ao tomar decisões, nem sempre olhar só o coração, ele pode nos trair.
Felipe Araújo Braga (São Paulo)

Foi ter frequentado igrejas evangélicas na minha adolescência. Lá conheci a loucura, a ignorância, o fanatismo e a resignação. Isso me fez dar mais valor às coisas boas A lição que tirei foi jamais deixar de questionar e de se rebelar. Troquei a fé pela dúvida; a emoção, pela razão; a culpa, pela liberdade, e, principalmente, troquei Deus pelo ser humano. Esse erro não me matou, mas me fortaleceu.
Claudio L Carvalho Loredo (Palmas, TO)

Ter feito uma sociedade com um ex-deputado federal. Levei mais de 30 anos para limpar meu nome. A lição: antes só do que mal acompanhado.
José Osmar (Recife, PE)

Perder R$ 240 mil nos jogos esportivos. Deixei de comprar meu apartamento e fiquei com uma grande dívida no banco.
Gilmar P. Almeida (Cícero Dantas, BA)

O maior erro de toda minha vida foi ter dado a guarda do meu filho para meu ex-marido. Embora eu fosse muito nova e estivesse sofrendo uma pressão muito grande naquele momento, eu deveria ter sido mais forte, ter feito minha vontade ser respeitada. Mas no momento eu só quis evitar conflitos. E, até hoje, este é meu grande mal, fugir de conflitos e sofrer calada.
Regina E G Coutinho (Ourinhos, SP)

Me arrependo de não ter ligado com frequência para minha mãe. Hoje ela não está mais presente e sinto culpa por ter sido um filho ausente. Devemos ser presentes na vida das pessoas com quem temos laços tão profundos. Hoje, tenho esposa e a valorizo, porque um dia seremos separados pelo fim da vida.
Jefferson Almeida (São Paulo, SP)

Não ter me esforçado para manter as amizades que fiz na minha adolescência e juventude. Achei que quando tivesse atingido o meu objetivo profissional e tivesse mais tempo, faria novas amizades. Na Europa, os pais ensinam aos filhos já na infância que precisam conservar as amizades. Na idade adulta, não se consegue fazer amigos aqui —vivo na Europa. Não é possível tirar uma lição desse erro.
Enaide Hilse (Frankfurt, na Alemanha)

Me deixar enganar pela propaganda anti-PT da imprensa, o que me levou a anular o meu voto no 2º turno em 2018. A lição? Agora sou PT desde criancinha.
Fernando Luiz Dolci (Goiânia, GO)

Ter-me tornado mãe. Erro irreversível.
Eloisa Giancoli Tironi (São Paulo, SP)

Perdi 20 anos para o crack. Livre do inferno, aprendi que a realidade nua e crua já é uma grande "onda".
Luciana G F Myotin (São Paulo, SP)

Outros assuntos

Pânico
"Paulo Guedes cita ‘psicologia do pânico’ para explicar Bolsonaro, e governo busca acordo" (Mônica Bergamo, 30/7) De novo? Primeiro, puseram panos quentes e ele foi aposentado passando de tenente para capitão. Agora vai ser novamente aposentado passando de presidente para senador vitalício? Só faltava mesmo essa.
Serafim Bragança Mendes (Santos, SP)

O presidente Jair Bolsonaro, em São Paulo - Danilo Verpa - 25.jul.22/Folhapress

O que sempre corroeu, corrói e continuará a corroer o Brasil são os militares, o Judiciário e a imprensa, todos corruptos, além da má formação do brasileiro.
Hugo Alves (Campo Grande, MS)

Arthur Lira não está satisfeito no papel de primeiro-ministro informal. Quer tornar-se imperador e, como Calígula, transformar Bolsonaro em um novo Incitatus, o cavalo que foi nomeado senador de Roma.
Delane José de Souza (Belo Horizonte, MG)


Fast food no leito de morte
"Big Mac com fritas no leito de morte" (Cozinha Bruta). Cada um come o que quer. Mas MC Donald’s no leito de morte é o atestado do nosso fracasso como povo culturalmente relevante.
Silvio Borges (Brasília, DF)


Datafolha
"Datafolha: Lula bate Bolsonaro como 2ª opção de eleitores de Ciro, Tebet e Janones" (Política), Embora Ciro Gomes tenha adotado o discurso do ódio contra o PT, a maior parte de seu eleitorado não compactua com ele e, responsável que é, vai migrar ou já migrou para Lula.
Edison Gonçalves (Ponta Grossa, PR)

Janones tem milhões de seguidores nas redes e muito traquejo em usá-las. Seus objetivos são aceitáveis para qualquer candidato de centro ou centro-esquerda. A negativa de Ciro é tola e revela arrogância, falta de capacidade de diálogo.
Maria Pirlin (São Paulo, SP)


Presbiterianos
"Igreja Presbiteriana desiste de veto a cristão de esquerda para evitar racha interno" (Política). A direita e suas práticas de exclusão e desigualdade em nome de Deus nada têm a ver com o cristianismo. A ética protestante posta em prática coincide com a ideologia social da chamada esquerda. ("Igreja Presbiteriana desiste de veto a cristão de esquerda para evitar racha interno", Política, 30/7)
Enir Carradore (Criciúma, SC)

O estado é laico! Se Jesus voltasse seria expulso dos templos por esses falsos moralistas da fé.
Maria José de Carvalho (Recife, PE)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.