Descrição de chapéu jornalismo vale do javari

Charge em homenagem a Bruno e Dom é favorita dos leitores em junho

Ilustração de João Montanaro traduz indignação e melancolia despertadas pelos assassinatos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A charge "Vale do Javari", de João Montanaro, é a favorita dos leitores da Folha no mês de junho. A ilustração, em homenagem a Bruno Pereira e Dom Phillips, mostra um rio de sangue na Amazônia e um barco vazio. Na água, estão refletidos o jornalista e o indigenista, que viajavam juntos quando sofreram uma emboscada e foram assassinados.

A ilustração foi escolhida através de votação aberta ao público entre os dias 5 e 7 de julho. A enquete recebeu 54 votos, e "Vale do Javari" venceu com 20,4% do total. Concorreram 45 ilustrações publicadas pelos chargistas da Folha ao longo do mês de junho.

Com "Vale do Javari", Montanaro afirma que buscou, de forma sutil, "traduzir parte do sentimento de indignação e melancolia que os assassinatos geraram". O artista ressalta que, para trazer este assunto delicado ao seu trabalho, evitou o sensacionalismo.

Para ele, em momentos sensíveis como aquele, "saber modular a sutileza da ideia e sua execução se torna um grande desafio para fazer jus à situação e, ao mesmo tempo, mostrar sua homenagem e indignação de forma madura", diz a respeito da charge vencedora.

A iniciativa faz parte do prêmio Charge do Ano – Escolha dos Leitores, criado em janeiro. As 12 charges escolhidas em 2022 disputarão a final no início do ano que vem.

"Vale do Javari" foi publicada em todas as plataformas da Folha no dia 17 de junho, dois dias após a confirmação de que Bruno e Dom haviam sido assassinados.

O caso, de repercussão internacional, tornou-se símbolo do abandono da região amazônica e dos povos indígenas que lá residem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.