Descrição de chapéu mídia jornalismo

Diálogo e civilidade devem orientar seção de comentários da Folha

Leitores são convidados a zelar por ambiente cordial, sem agressões ou ameaças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

A Folha busca estabelecer um ambiente mais construtivo e inclusivo nas seções de comentários de matérias publicadas em seu site.

No entendimento de que o diálogo leva a melhores soluções, o jornal convida os leitores a se engajarem em uma troca de ideias que seja frutífera e cordial, sem agressões verbais ou ameaças a quem quer que seja, e em consonância com seus princípios editoriais.

Registro da Redação da Folha durante período de pandemia - Adriano Vizoni - 1.jul.21/Folhapress

De acordo com a política de privacidade e condições gerais de uso dos sites e aplicativos da Folha, o espaço de comentários é restrito a assinantes do jornal impresso ou da edição digital que sejam maiores de 18 anos, mediante cadastro prévio. Também é necessário o uso de nome e sobrenome verdadeiros –abreviações ou apelidos não são permitidos.

Pilares do Projeto Editorial, como o pluralismo —entendido como diversidade de opiniões— e a liberdade de expressão, se estendem ao espaço de comentários.

A Folha não censura comentários, mas isso não significa uma política de publicação incondicional.

Segundo os termos de uso da seção, serão vetados comentários que, entre outros:

  • Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
  • Veiculem conteúdo pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
  • Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
  • Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
  • Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;

Comentários podem ser excluídos pela equipe de moderação quando constatada a violação das regras ou por critério exclusivo da Folha. Além disso, usuários podem ser colocados em moderação permanente de seus comentários e excluídos, após comunicação prévia.

Os usuários podem ainda denunciar ​comentários de outros usuários que violem as regras.

Ainda de acordo com a política da casa, o usuário será integralmente responsável pelo teor de comentários que fizer nas reportagens veiculadas, no âmbito civil e criminal, perante qualquer pessoa física e/ou jurídica que se sinta prejudicada ou ofendida em decorrência desses comentários.

Isso vale também para casos em que terceiros utilizem seu código de assinante.

A Folha permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para interacao@grupofolha.com.br.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.