'Eles deitam e rolam e nós assistimos a tudo como reses', diz leitor

Para leitor, Lula não quer atrair, mas destruir a terceira via

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Segredo secular
"Receita impõe sigilo de 100 anos sobre ação em favor de Flávio Bolsonaro" (Política, 14/7). Eles deitam e rolam e nós assistimos a tudo como reses a caminho do matadouro, inertes e passivas. Alguém ainda tem alguma ilusão sobre instituições, República e democracia? Alguém ainda acredita que os milicos estão a serviço da Constituição?
Maria Lopes (São Paulo, SP)

Mansão de Flávio Bolsonaro em Brasília - Reprodução


Toda essa movimentação já mostra que ele tem culpa. E pior, usa o cargo, usa a posição de filho de presidente, usa todos os órgãos para se livrar e para fazer o povo esquecer. Tomara que um novo presidente da República abra as caixas-pretas dos sigilos de cem anos.
Lenivaldo Camargo (São Paulo, SP)

Eu concordo com a decisão da Receita. E acho que todos os chefes do tráfico devem ter o mesmo benefício dado ao senador.
Rodrigo Negrão (São Paulo, SP)


PEC da Reeleição
Essa PEC da Reeleição, ou PEC Eleitoreira, é um verdadeiro atentado à Constituição, às leis de controle e equilíbrio fiscal e aos gastos eleitorais. Os argumentos do governo e da oposição para aprová-la, dizendo que atende aos pobres e miseráveis, não se justificam, pois havia outras formas de dar benefícios sem burlar a lei e sem que a PEC se prestasse unicamente a aceno eleitoreiro de Bolsonaro.
Marco Antonio S. Oliveira (São Paulo, SP)


Urnas
Na matemática há um método para resolução de problemas chamado de "redução ao absurdo". Ele consiste em assumir como verdade o contrário do que queremos provar para assim nos fazer chegar a uma contradição. Creio que devemos aplicar tal método em relação às investidas de Bolsonaro em relação à vulnerabilidade das urnas eletrônicas. Ele que prove que o voto impresso é 100 % inviolável.
Vital Romaneli Penha (Jacareí, SP)

A charge de Jean Galvão publicada na Folha do dia 3 de julho de 2022 tem o título: Vaucher Caminhoneiro. Na cena aparece um caminhoneiro dirigindo seu caminhão, porém a boleia tem a forma de urna eletrônica, com o presidente Bolsonaro na tela apontando para a frente.
Charge publicada na pág. A2 em 3.jul.22 - Jean Galvão

Essencial
"Lula diz a senadores que vencer no 1º turno é essencial contra golpismo e busca atrair 3ª via" (Política, 14/7). A eleição em dois turnos é uma conquista irrenunciável é inegociável da democracia. Votamos no primeiro turno em quem nos identificamos ideologicamente. O segundo turno serve, justamente, para escolher o menos pior, claro, se nosso candidato não conseguiu chegar lá. Evitar o segundo Turno só interessa aos anti-democráticos!
Alexandre Serwy (Brasília, DF)

Lula agora veste a fantasia de super-herói antagonista do caos golpista. Contra a entropia política, o homem providencial está a postos para o que der e vier. Não quer atrair, mas sim destruir a terceira via.
José Eduardo Ferolla (Belo Horizonte, MG)

Terceira via é assunto praticamente encerrado. Ciro não consegue emplacar, e o resto é irrelevante. Independentemente da vontade de Lula, a decisão será entre ele e Bolsonaro.
Marcelo Silva Ferreira (São Paulo, SP)


Violência
O que mais me assusta e preocupa atualmente é o presidente espalhar terror e violência, amedrontando a população, e as instituições, a sociedade civil e a população encararem com naturalidade tudo isso que está ocorrendo. Precisamos urgentemente nos posicionarmos e fazermos manifestações para assegurar a democracia.
Maria Helena Beauchamp (São Paulo, SP)

Pergunto aos cidadãos como eu: e se suas netas/netos ou filhos/filhas forem uns dos 30 mil brasileiros que, segundo nosso presidente, devem ser mortos para que o nosso país consiga sua plena prosperidade? Mesmo assim vocês continuariam com o mesmo conformismo de vistas grossas ou apoiando abertamente o vulgar e destrutivo modo de fazer política deste governo? Bolsonaro está não apenas corroendo todas as nossas principais instituições como está esgarçando os já injustos, precários e delicados equilíbrio e bem-estar social do país.
Enrique Mandelbaum (São Paulo, SP)


Mulher
Apesar de sermos a maioria da população brasileira, continuamos sendo desrespeitadas como cidadãs. E, para piorar, nos últimos três anos e meio conseguimos regredir décadas nos recentes avanços. O artigo de Mariliz Pereira Jorge ("Basta ser mulher", Opinião, 13/7) explica o motivo: basta ser mulher, ninguém liga. Temos que sair da passividade e exigir respeito!
Maria Lúcia M. Guerra (São Paulo, SP)


Álcool
Oportuno e importante o artigo do doutor Drauzio Varella sobre alcoolismo ("Abuso de álcool segue um grave problema no Brasil e só cresceu nos últimos anos", 13/7). Tomo a liberdade de acrescentar que tão ou mais trágica do que a dependência do álcool é a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), em que o recém-nascido de uma gestante que bebe pode apresentar malformações várias, além de distúrbios comportamentais relevantes, conforme estudos publicados desde 1968.
Hermann Grinfeld, pediatra, membro do Grupo de Estudos sobre Álcool e Gravidez da Sociedade de Pediatria de São Paulo (São Paulo, SP)

Em close um homem e uma mulher com aparência depressiva consomem álcool. Existe tristeza no olhar do homem.
Ilustração publicada em 14 de julho de 2022 - Libero


Violência no lar, nos botecos e nas casas noturnas; demissões; pessoas indo morar nas ruas; acidentes de trânsito com mortos e feridos... Enquanto as mídias continuarem aceitando publicidade e patrocínio de bebidas alcoólicas e enquanto ao álcool não forem aplicadas as mesmas advertências, restrições e proibições que vigoram há tempos contra o tabaco, nada irá melhorar. Pelo contrário.
Mauro Fadul Kurban (São Paulo, SP)

Conrado Hübner Mendes ("Corrupção bolsonarista, capítulo 5") e Drauzio Varella, colunistas desta Folha, foram sensacionais. Tocam em dois temas (corrupção na política e álcool) que a sociedade teima em colocar no local mais escondido da sala. Trazer esses temas para a luz e discuti-los de forma séria é a única solução possível.
Paulo Eduardo Alves Camargo-Cruz (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.