Descrição de chapéu vale do javari

Leitores aprovam decisão de Moraes sobre homem que ameaçou políticos

Comentários de Bolsonaro sobre mortos em ação no Complexo do Alemão são criticados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

STF

"Moraes manda prender homem que falou em ‘caçar’ Lula, Freixo e ministros do STF" (Política). Quanto o próprio presidente da República incita e excita a sua matilha diariamente, num flagrante desrespeito ao processo eleitoral e ao próprio Estado de Direito, não surpreende que surjam cães raivosos dispostos a atos criminosos, como este da notícia e o bolsonarista que matou o petista em Curitiba.

Rodrigo S Toni (São Paulo, SP)

Nunca vivemos tempos de tanta loucura. É assustador. O STF precisa do apoio dos brasileiros para restabelecer a ordem. Todos têm o direito a pensamentos contrários, mas ninguém tem direito à barbárie.

Ana Bernardete dos Santos Garcia (São José do Rio Preto, SP)

Ministro Alexandre de Moraes, do STF - Carlos Moura - 26.abr.22/SCO/STF

Parabéns ao ministro Alexandre de Moraes! É um bom começo! Vamos limpar o Brasil dessas pessoas que não conseguem viver numa democracia!

Silvia M M Tahamtani (Cotia, SP)

Essa gente é da maior periculosidade. É preciso agir rápido e duramente, inclusive contra Jair Bolsonaro, que a cada dia inflama mais seu discurso de ódio e desobediência civil.

Mario Donizete Pelissaro (Atibaia, SP)

Bruno e Dom

"Foto motivou assassinato de Bruno e Dom, diz Ministério Público ao denunciar 3 pelo crime" (Cotidiano). Esclarecidas as mortes e os assassinos, só resta saber por que Bruno foi exonerado do posto que ocupava na Funai e se passou a sofrer perseguição após se licenciar. Quem mandou exonerar Bruno?

Maria Izabel Rocha (Curitiba, PR)

Imagem em homenagem a Dom e Bruno, mortos no Amazonas
Imagem em homenagem a Dom e Bruno, mortos no Amazonas - Ueslei Marcelino/Reuters

Quem incentivou os milicianos da floresta (garimpeiros, grileiros, pescadores e caçadores ilegais e madeireiros) é corresponsável pelo crime.

Daniel Alvares (São Paulo, SP)

Cultura

"Em crise, MIS e Paço das Artes têm esgoto no acervo e diretoria esvaziada" (Ilustrada, 19/7). A matéria é uma peça de ficção. Nada sustenta a fantasia de que estariam "em crise". São instituições culturais ativas, que receberam mais recursos nos últimos anos, expandiram sua atuação e tiveram suas instalações ampliadas e renovadas. A diretoria responsável é atuante e composta por profissionais qualificados. O aporte de recursos do Governo do Estado de São Paulo às três instituições aumentou de R$ 13 milhões em 2019 para R$ 25,8 milhões em 2022.

Sérgio Sá Leitão (secretario de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo)

Augusto Aras

Ruy Castro foi certeiro ("Rindo com Augusto Aras", A2, 22/7). Já passou da hora de refletirmos sobre mudar a forma de nomeação do Procurador-Geral da República, bem como dos Procuradores-Gerais de Justiça dos estados. Todos, de um modo ou de outro, menos ou mais, ficam em débito com o chefe do Executivo, a quem deveriam fiscalizar e eventualmente processar.

Antonio Carlos Augusto Gama (Ribeirão Preto, SP)

Mortes no Alemão

"Você que se solidarize com essas pessoas, diz Bolsonaro sobre mortos no Alemão" (Cotidiano). E olha que ele defende a vida, né ?

Luís Augusto Batista Couto (Belém, PA)

Moradores retiram corpo de homem baleado pela polícia durante operação policial no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli -21.jul/ Folhapress

"É isto um homem?" (Primo Levi). Não é à toa que essa coisa insistiu, junto com Sergio Moro, na tal da lei de Excludente de Ilicitude. Asco total.

Jayme Kopelman (São Paulo, SP)

Tantas vidas ceifadas a tiros, à indiferença de quem passa. Atenção, ao dobrar uma esquina, precisa ter olhos firmes, para esse sol, para essa escuridão. Tudo é perigoso.

Fatima Marinho (São Paulo, SP)

"‘É isso o que o governador tem pra gente?’, questiona filha de pastora morta no Alemão" (Cotidiano). Sim, é só isso que o governador tem para a população. No Rio não há politica de educação, saúde, recuperação fiscal ou segurança. Só essas operações violentas com mortes não apuradas e nenhum outro resultado. E governador ainda está na frente nas pesquisas.

Flavio Leal Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)

Casagrande

"Posso às vezes não jogar bem, mas amarelar ou pipocar, nunca!" (Esporte). Boa, Folha de S.Paulo. Casagrande na casa maior da imprensa. Seja bem-vindo. Futebol and rock-and-roll!

Jorge Frankiln Zakimi (Marília, SP)

Bem-vindo ao jornal mais democrático desse país.

Sérgio Guimarães Thomé (Águas de Lindóia - SP)

Minha coluna vem com música - Jardiel Carvalho/Folhapress

Casão, que bom ler você aqui! Desejo enorme sucesso nesse espaço e aguardo o de sempre: textos recheados de boa crítica, inspiração, dicas musicais e culturais, além da opinião honesta de quem nunca teve medo de se posicionar. Democracia sempre, mestre Walter!

Ricardo Fagundes Gouvêa (São Paulo, SP)

Não perca sua espontaneidade. Não deixe de escrever o que pensa, ate porque sabemos nós que nunca se prendeu a clichês. Excelente dupla de ataque na Folha: Tostão e Casão.

Glauber Sergio de Oliveira (São Paulo, SP)

Excelente apresentação. Continue com seu censo crítico, fuja dos formadores de opinião e da hipocrisia dos "cancelamentos".

Marco A Moreira (São Paulo, SP)

A Mulher da Casa Abandonada

A espetacularizada cobertura do caso da "mulher da casa abandonada" desumaniza Margarida. Há 20 anos ela habita e briga por um imóvel. A polícia, suscitada pelos vizinhos, com o desonesto pretexto de que ela seria "incapaz", invade sua casa para retirá-la à força. O seu crime e a sua impunidade causam revolta, mas não justificam essa retaliação ilegal e imoral. O higienismo em Higienópolis é consequência da repulsa a Margarida mais pela sujeira e feiura atuais do que pelo crime pregresso.

Daniel Montanini (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.