Leitores comentam convenção que oficializou Bolsonaro candidato

Itamaraty, armas, STF, Bebel Gilberto e Casagrande estão entre os temas comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em reunião com embaixadores em Brasília, em 21 de julho, o presidente Jair Bolsonaro levanta suspeitas infundadas sobre o processo eleitoral - Reprodução

Itamaraty abalado
"Bolsonaro consolida enfraquecimento do Itamaraty com mentiras a embaixadores" (Mundo, 23/7). Bolsonaro passará, mas a ideologia bolsonarista do "desmonte tudo" continuará nos 25-30% da população. Um processo de "desbolsonarização" terá de ser pensado.
Luiz Eduardo Cantarelli (Belo Horizonte, MG)

Thomas Shannnon, ex-embaixador dos EUA no Brasil, põe os pontos nos is ("Bolsonaro estudou Trump e parece preparar terreno para questionar eleições", Mundo, 24/7). Deixa bem claro que, em caso de ruptura institucional, o país se tornaria um pária mundial.
Moisés Spiguel (Campinas, SP)

"Dipromacia de coroné" foi lindo, seu Elio, de tão feio que fica ("Cercadinho dos embaixadores é apogeu da diplomacia palaciana de coronel", Elio Gaspari, 24/7).
Marcos Benassi (Valinhos, SP)

Licença para atirar
"Após episódios de violência, pessoas buscam registro para atirar" (Cotidiano, 23/7). Isso é reflexo de uma sociedade doente, egoísta, cheia de ódio, sem valores. A direitalha está acabando com o país, destruindo famílias, impondo destruição, medo, violência e mortes.
Edgar Alves (Itapira, SP)

Num país onde as pessoas bebem e vão dirigir, furam fila, não respeitam as leis, jogam lixo na rua... Com arma em punho, essas pessoas são mais uma ameaça do que uma proteção a si mesmos. Não sei se 10% de quem tem arma no Brasil possui preparo psicológico para tê-la.
Paulo Santos (Esplanada, BA)

Na ótica da esquerda, só quem não pode ter arma é o cidadão de bem, condenado a ser uma eterna vítima nas mãos desse tipo de gente. O bandido, eterno protegido da esquerda, viola a vida, bens e a liberdade do povo e só pode cumprir pena após sentença definitiva do STF.
Olavo Cardoso Jr. (Marília, SP)

Lewandowski
"Eleitores brasileiros não são cordeiros diante do ataque dos lobos às urnas eletrônicas" (Tendências/Debates, 24/7). Parabéns, ministro! O senhor me representa, bem como a todas as pessoas democráticas, inteligentes e justas.
Regina da Silva Mariano (Goiânia, GO)

Luiz Fernando Schmidt (Goiânia, GO)

Ciência e democracia
"Como a ciência pode nos ajudar a fortalecer a democracia" (Tendências/Debates, 24/7). São imprescindíveis as palavras dos dirigentes da SBPC, mas funcionariam dentro de uma lógica seguida por humanos, não pelos que nos governam no momento.
Adilson Roberto Gonçalves (Campinas, SP)

O presidente Jair Bolsonaro, com sua esposa Michelle, no lançamento de sua candidatura à reeleição durante a Convenção Nacional do Partido Liberal, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 24.jul.22/Folhapress

Show de horrores
No Maracanãzinho, Bolsonaro dá mais um show de horrores ("Bolsonaro, oficializado candidato, ataca STF e chama apoiadores para 7 de Setembro", 24/7). No lugar de apresentar um plano de governo, preferiu atacar o STF e elogiar o que há de pior na política brasileira, como os líderes do centrão. Incendiário que é, convoca suas milícias para "irem às ruas pela última vez" no Dia da Independência. Que seja mesmo pela última vez.
Paulo Panossian (São Carlos, SP)

Uma candidatura militar. Uma chapa puro-sangue de filhotes da ditadura! O suposto profissionalismo, já residual, de vez foi ao ralo. O auxílio robusto de Lula e do PT, seus erros crassos em 2014 e 2018, estenderam o tapete vermelho à volta dos golpistas de 1954, 1961 e 1964 ao poder.
Alberto A. Neto (Fortaleza, Ceará)

Tumulto em outubro
"Tumulto em outubro é tão importante para Bolsonaro quanto apoio de militares" (Bruno Boghossian, 23/7). As Forças Armadas dão mais indícios que estarão junto de Bolsonaro num eventual golpe do que contra ele. Instituições, Congresso e o povo precisam se colocar contra isso veementemente. Se continuar essa inércia, ficaremos muito vulneráveis a um golpe e, pior, em câmera lenta.
Vinícius Chaves (São Paulo, SP)

Caixa
A degradação da Caixa Econômica Federal está no contexto da intensa deterioração institucional do governo, que se notabiliza pela corrupção, fisiologismo, imoralidade e crimes. O próximo governo tem de resgatar o Brasil tanto do fracasso do liberalismo econômico, que gerou miséria, quanto da corrosão institucional, que tende a apodrecer o Estado.
Antônio Beethoven Cunha de Melo
(São Paulo, SP)

Bebel Gilberto
Como brasileiro, me senti pisado ("Sambando na bandeira: Bebel Gilberto pede desculpas e diz que vídeo foi editado", F5, 23/7).
Leônidas Galbas Santos (Joaíma, MG)

Não é preciso raciocinar para saber que pisar a bandeira agride a nacionalidade, portanto essa senhora não passa de uma idiota.
Agostinho Sebastião Spínola
(São Paulo, SP)

Casagrande
Que felicidade ler o artigo de estreia do Casagrande ("Posso às vezes não jogar bem, mas amarelar ou pipocar, nunca!" (Esporte, 23/7). Um talento como ele não fica disponível no mercado por muito tempo, e a Folha, meu "time" do coração, foi rápida nessa grande contratação.
Rineu Santamaria Filho (Monte Alto, SP)

Aplaudo o bom inicio do novo contratado da nossa casa. Que nunca perca o ritmo nem a melodia.
Luiz Carlos Alonso (Santos, SP)

É uma pena esse viés político partidário, Folha. Casagrande sempre foi petista declarado e está na casa certa.
Otávio de Queiroz (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.