Leitores comentam pesquisa do Datafolha sobre voto de jovens

Ações da PGR e xenofobia de portugueses contra brasileiros também são comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Voto jovem

"Datafolha: Lula tem 51% entre jovens de capitais, ante 20% de Bolsonaro" (Política). O bom senso e o discernimento da maioria dos jovens e das mulheres retirarão o país do caos em que se encontra desde a última eleição.

Julio Shiogi Honjo (Brasília, DF)

O que me admira é que Bolsonaro tenha 20% dos jovens. O fascismo ainda ser preferência de jovens é um péssimo sinal para o futuro.

Carlos Vastare (Rio Grande, RS)

Na colagem de fotos, Lula, Bolsonaro e Ciro, candidatos a presidente em outubro
Na colagem de fotos, Lula, Bolsonaro e Ciro, candidatos a presidente em outubro - Ricardo Stuckert/Divulgação, Alan Santos/Presidência e Pedro Ladeira/Folhapress

Os jovens têm fama, infundada ou não, de serem alienados e desinformados. Talvez isso explique o voto majoritário no Lula.

Jorge Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)

"Bolsonaro tem um plano peculiar para virar votos de jovens" (Bruno Boghossian). Com esse argumento, ele acha que todo jovem é idiota e desinformado.

Ana Elisa Lobo (Campinas, SP)

É um plano digno do Coiote contra o Papa-Léguas. Genial!

Ney Hamilton Michaud (Curitiba, PR)

Atos pela democracia

"Bolsonaro marca jantar com empresários em SP no dia de ato contra ataques à democracia" (Mônica Bergamo). Se esses empresários tiverem compromisso com a democracia e um mínimo de decência devem se recusar a ir a esse jantar na data do manifesto. Que aceitem qualquer data, menos essa. Anotemos os nomes.

Fernando Jorge (São Paulo, SP)

Xenofobia em Portugal

"Casos de xenofobia existem, mas Portugal precisa da imigração, diz ministra" (Mundo, 27/7). Finalmente os portugueses têm a decência de reconhecer que são xenofóbicos com os brasileiros. É horrível a maneira como nos tratam. Já vivi lá e sei o que falo. Até nas escolas as crianças fazem isso, e as professoras fazem vista grossa.

Cinara Almeida (Lençóis Paulista, SP)

O racismo de brasileiros com brasileiros é um problema muito maior que a xenofobia de alguns portugueses. Sem contar que imigrantes de países pobres, como Venezuela, Peru, Bolívia, Haiti, sofrem xenofobia forte por aqui, diferentemente de um imigrante americano, alemão ou italiano.

Vinícius Chaves (São Paulo, SP)

Estátua feita em homenagem a Marielle é instalada em praça com um bandeira com o rosto da vereadora assassinada ao fundo
Estátua de Marielle Franco inaugurada nesta quarta-feira (27), na praça Mario Lago, no Rio - Adriano Ishibashi/Zimel Press/Agência O Globo

Marielle

"Estátua de Marielle será inaugurada no local em que ela fazia discursos, no Rio" (Cotidiano). Esperando o julgamento e a prisão dos responsáveis por essas mortes.

Paula Klein (São Paulo, SP)

O motorista realmente foi esquecido. Sempre foi assim na história ocidental: se é pobre trabalhador, morre e é esquecido.

Matheus Crisóstomo Menezes (Carapicuíba, SP)

Daniella Perez

"O que Guilherme de Pádua conta no livro sobre Daniella Perez que a Justiça proibiu" (Ilustrada). Há matérias que não deviam ser publicadas. Quer dizer um relacionamento extraconjugal justifica matar uma moça?

Marco Antônio Papini (São Paulo, SP)

Charge mostra Augusto Aras e Lindôra Araújo, caracterizados como os heróis “Super Gêmeos”, como macacões roxos, exclamam: "Super procuradores ativar!" Eles tocam seus punhos fechados. Aras grita: “Forma de um poste!” e Lindora grita: “Forma de uma gaveta!”
Charge retrata o procurador-geral Augusto Aras e sua vice, Lindôra Araújo - Triscila Oliveira e Leandro Assis

Super-gêmeos

Sensacional a charge de Leandro Assis e Triscila Oliveira! (Opinião, 27/7) Os Super-gêmeos eram heróis no desenho que inspirou as crianças dos anos 1980; já os omissos procuradores retratados são heróis apenas no mundo bizarro do bolsonarismo.

Márcio Peixoto Lauretti (Socorro, SP)

A melhor definição dos PGRs ficou para a charge de Leandro Assis e Triscila Oliveira. A diferença, no entanto, é que os gêmeos lutavam pelo bem.

Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

"PGR enterra CPI da Covid e facilita discurso eleitoral de Bolsonaro sobre pandemia" (Política, 27/7). Parabéns à vice-Procuradora-Geral da República, Lindôra Araújo, pelo arquivamento da malfadada e inoportuna CPI da Covid, verdadeiro teatro de egocêntricos atores desprovidos de qualquer senso de moral.

Carlos Alberto de Souza (São José do Rio Pardo, SP)

"Bolsonaro volta a defender remédio sem eficácia e é aplaudido por médicos" (Cotidiano). Vivemos um período surreal, um verdadeiro circo de horrores, com um presidente que mostra, diariamente, total falta de decoro para o cargo que ocupa. Bastou a subserviente PGR livrá-lo dos crimes que cometeu na pandemia, para voltar a defender um tratamento comprovadamente sem eficácia. A declaração foi feita, por incrível que pareça, diante de médicos que o aplaudiram. Deveriam ter as licenças cassadas.

Beatriz Telles (São Paulo, SP)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, em Davos - Zheng Huansong - 26.mai.22/Xinhua

Guedes

Deirdre McCloskey ("Você ouve, Guedes?", Opinião, 27/7) é especialista em enaltecer o "eu me amo", tantas são as referências às suas qualidades pessoais e intelectuais. Porém, ela não sabe que a engenharia não projeta 20 pontes hipotéticas para que uma ponte real não caia. A engenharia tem, para tal, as bases que a Teoria da Resistência dos Materiais lhe fornece. Talvez seja a sua orientação de "tentativa ao erro" dada ao seu pupilo Paulo Guedes. Depois da morte de todos os pobres desta terra teremos "um mundo econômico real" com todos os "problemas resolvidos sem teoremas de existência".

Dejalci Eduardo Fontana Martins (Bauru, SP)

*

Deirdre McCloskey pergunta ao ministro Paulo Guedes se ele escuta, mas na realidade ela quer saber se ele se lembra dos anos 1970, quando foi seu aluno em Chicago. Naquela época, eles eram obcecados por matemática, especialmente em "análise linear". "Duas semanas atrás dei aula num ‘campo de treinamento de recrutas’ em teoria de preços em Chicago. O mesmo treinamento", continua. Chicago já era. Acorda, Guedes. Sai desse cursinho de 50 anos atrás!

Pedro Portugal Fraga (Belo horizonte,MG)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.