Leitores discutem opção por voto não polarizado

Repasse de corte de impostos de combustíveis a preço na bomba é questionado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Mariliz confunde éticas consequencialistas e éticas deontológicas ("Lula no primeiro turno?", Opinião, 6/7). Defende o princípio democrático do voto livre e dá de ombros às sequelas de sua defesa. Se utiliza do princípio para em seguida destruí-lo. Fica só uma pergunta: "Bolsonaro no primeiro?" pode?
Malcom Rodrigues (Feira de Santana, BA)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no lançamento do programa de governo para a campanha de 2022  - Bruno Santos - 21.jun.22/Folhapress


Dizer que o eleitor tem direito de votar em qualquer candidato é um truísmo, uma obviedade. Porém, sabendo que Bolsonaro tem 30% de intenção de voto, com tendência de leve alta graças à PEC do estelionato eleitoral, e que o terceiro colocado tem não mais do que 8%, sem indicativo de que possa ultrapassar os 10%, seria uma estratégia inteligente? Nem um pouco! A não ser que não seja tão contra Bolsonaro assim, e tenha vergonha de admitir.
Cristina Dias (Curitiba, PR)

Coluna oportuna. A visão totalitária de parte da militância de esquerda incomoda muito. Não pretendo votar em Lula no primeiro turno, mas existe a possibilidade. Mas ler e ouvir o discurso da verdade única dos doutrinadores lulistas apenas reforça que nosso voto deve refletir mais a nossa convicção e deixar para o segundo turno impedir o projeto que mais rejeitamos.
Rodrigo Naftal (São Paulo, SP)


Aborto
A uma juíza, no Brasil, cabe seguir a Constituição de um país laico. O crime maior foi cometido no hospital, quando a gestação ainda estava com 22 semanas. A propósito, cruz e espada são símbolos semelhantes.("A juíza entre a cruz e a espada", Opinião, 6/7)
André Jalles Monteiro (Fortaleza, CE)

Os argumentos apresentados pela autora, mais do que falaciosos, são maldosos. Faltou o básico de teoria do crime, teoria do Estado, direito Constitucional. Me assusta o título de doutora. A honestidade intelectual exigida pelo método científico passou longe do texto.
Jéssica Freitas (Belo Horizonte, MG)

O artigo está irretocável. Demorou, aliás, para a Folha abrir espaço para um ponto de vista que rejeita.
Lorenzo Frigerio (Vargem Grande Paulista, SP)


Combustíveis
O governo atual enfrentou duas grandes crises mundiais: uma pandemia mundial e uma guerra que levou ao boicote total dos combustíveis. Internamente enfrenta uma oposição que torce para que tudo dê errado, torceu e fez de tudo, durante a pandemia, para trazer o máximo de sofrimento possível para a população e agora torce e faz de tudo para impedir que o poder público socorra os mais necessitados e controle a inflação.
Claudio Vasconcelos (Brasília, DF)

Desde quando o dono do posto é obrigado a repassar a redução do ICMS ao preço ao consumidor? Ele pode simplesmente, na melhor das hipóteses, rachar o ganho.
Ricardo Sant’Anna (Salvador, BA)


Contratos anulados
Várias regiões pobres do país ficarão sem asfalto, só porque uns ricos de São Paulo publicaram pré-julgamentos ("Governo Bolsonaro anula R$ 200 mi em contratos com empreiteira após reportagens da Folha", Política, 6/7)
Lucas Alves dos Santos (Porto Alegre, RS)

A apuração dos fatos feita pela imprensa bem conceituada é o principal motivo para o leitor seguir assinando o jornal. Parabéns, Folha.
Kleber Carlos Ribeiro Pinto (Uberlândia, MG)


Hélio Beltrão
Sim deveria.... aprender o que não se deve fazer. A Suprema Corte dos EUA está fazendo o que o partido republicano nunca conseguiu, fazer os EUA regredir aos tempos de colônia, protegendo matadores armados e a propagação de superstições. Oxalá o STF brasileiro nunca siga o que o Supremo dos EUA está fazendo. ("O STF deveria aprender com a Suprema Corte", Opinião, 5/7)
Dionísio DeBarros (São Paulo, SP)

Democracia e estado de direito pressupõem tolerância a manifestações como as expressadas nesse artigo, de certa forma, intoleráveis dentro daquilo que acredito. É uma visão de mundo, embora eu não concorde. Mas vamos desconstruir com argumentos, jamais censura.
Sérgio Ricardo Habermann (Curitiba, PR)

A extrema-direita americana ainda vai conseguir reviver a guerra de secessão no ritmo que a coisa vai.
Hercilio Silva (Brasília, DF)


Cracolândia
Mais uma vez as autoridades fecham os olhos para os graves problemas causados pelos usuários da Cracolândia ("Cracolândia: Santa Ifigênia tem saques e confronto entre usuários e trabalhadores da região" Cotidiano, 6/7). Tão ou mais nocivos que os traficantes, esses marginais precisam ser imediatamente removidos das ruas, antes que desgraça maior aconteça.
Maurilio Polizello Junior (Ribeirão Preto, SP)

Bar invadido por usuários de drogas da Cracolândia nesta madrugada na rua Guaianazes esquina com rua dos Gusmões - Danilo Verpa/Folhapress

Continuem tratando dependência química como questão de polícia, e o problema só mudará de lugar.
Marcelo Seminaldo (São Paulo, SP)


Ruy Castro
Esperando Ruy Castro criticar e desmerecer a Bienal Internacional do livro de São Paulo. Afinal, para ele, tudo o que acontece ou aconteceu em São Paulo não tem valor.
Ronei Antonio Ferrari (Capivari, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.