Leitores falam de foto que mostra apoiadores em dobro em ato com Lula

Análise de Becky S. Korich sobre a nova fobia social é elogiada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lula na Bahia
O PT precisa selecionar bem os profissionais que vão trabalhar nas matérias ("Lula divulga foto com apoiadores duplicados e vira alvo nas redes", Política, 2/7). Fácil para os fraudadores adulterar uma foto, uma fala, um documento, e o próprio PT divulgar achando que é legítimo. Como o bolsonarismo vive da mentira, todo cuidado é pouco.
Francisco Eduardo de Carvalho Viola (São José dos Campos, SP)

Foto que mostra apoiadores em dobro em foto de cortejo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Salvador é alvo de polêmica nas redes - @Ricardo Stuckert no twitter

Mostra o que Bolsonaro vem dizendo a tempo: pesquisas fajutas, falsas, mal feitas, ou feitas com má-fé. A pesquisa do povo mostra o Bolsomito disparado na frente e o outro mal saindo de casa, pois só lhe viram as costas.
Vilnei Herbstrith (Porto Alegre, RS)

Hoje a turma tem o que falar contra Lula e despistar o fracasso da motociata. Em vez de contestarem as fotos e se havia ou não multidão, escondem o flop do Mito.
Maria Irene de Freitas (Rio de Janeiro, RJ)


Fobia coletiva
Estou cem por cento com você. ("A nova fobia coletiva", Tendências e Debates, 2/7). Atualmente, o que mais aprecio é a companhia de alguém que quero bem e só falarmos se for mais importante que o silêncio.
Luiz Simões Berthoud (Tremembé, SP)

Excelente reflexão da Becky S. Korich , mas também falta a falta de vergonha na cara da classe política brasileira.
Hanna Maryam Korich (Mairiporã, SP)

Um texto ou uma poesia? Pertinente e belíssimo, teórico e prático, perturbador e acalentador. Parabéns à Folha, parabéns à colunista. Quero mais.
Isaac Chammah (São Paulo, SP)


Jânio de Freitas
Não será por causa de R$ 600 que o brasileiro se esquecerá dos mais de 600 mil mortos de Covid e dos 4 anos de desgoverno terrorista. O problema é se o vencedor das eleições tomará posse, já que os marginais armados vão fazer balbúrdia e passar vergonha. ("Favorecer Bolsonaro com bilhões é ladroagem eleitoral", Jânio de Freitas, 3/7)
Daniel Choma (Florianópolis, SC)

Bolsonaro considera que a população carente é boba, pode ser enganada facilmente, ledo engano. Vai usar o benefício para satisfazer as necessidades, mas votará em Lula.
José Manoel Martins (Bebedouro, SP)

Parabéns a nosso melhor jornalista, que nos permite entender o momento político em que vivemos. O presidente erra, mas sempre com respaldo de Senado e Câmara, que o apoiam e atropelam a Constituição.
Cleuza Maria Lopes Simplicio (Poços de Caldas, MG)

Cada vez mais agressivo, raivoso e destemperado, temos um Jânio demagogo, travestido de filantropo. Por baixo dessa fantasia há outro Jânio, revoltado e desesperado com a falta do dinheiro público da publicidade governamental
José M Leal (Campinas, SP)


Racismo
No Brasil há um fosso enorme de desigualdade racial e desigualdade social; uma não exclui a outra, e quase sempre andam juntas. ("Negros são a maioria das vítimas de crimes violentos no Brasil, mostra levantamento", Cotidiano, 3/7)
Marcio Stringari (Chopinzinho, PR)

Durval Teófilo Filho, morto a tiros em São Gonçalo (RJ) - Reprodução/TV Globo

A questão não é se quem pratica a violência é branco, preto, vermelho ou azul, mas quem vive em piores condições, sem acesso às condições básicas de vida para a formação da cidadania. Essas pessoas estão desde cedo expostas a todas as formas de violência, sendo a primeira o abandono pelo Estado.
Dorivaldo Salles de Oliveira (São Paulo, SP)


Elio Gaspari
Pedro Guimarães só perdeu o cargo por causa das eleições. Caso contrário, as funcionárias é que seriam punidas. Bolsonaro não apoiou publicamente as ofendidas, nem condenou seu amigo do peito. Misóginos se apoiam. ("Mulheres que denunciaram Pedro Guimarães escreveram página memorável", Elio Gaspari, 3/7)
José Vanzo (Franca, SP)

Parabéns às denunciantes. Toda mulher que já sofreu algum tipo de assédio sabe o quanto essa situação é degradante e difícil.
Cláudia Roveri (Blumenau, SC)


Sexo com motoristas de app
Excelente matéria. Mostra o quão produtivo se tornou o Brasil, com a economia em frangalhos de um lado e seres identitários que valorizam as relações sensuais acima de tudo de outro. ("Em busca de dinheiro, motoristas por aplicativo fazem sexo com passageiros em corridas", Cotidiano, 2/7)

Celso Augusto Coccaro Filho (São Paulo, SP)

Se os dois são adultos e decidiram de comum acordo, o que tem de mais? Vamos nos preocupar com coisas sérias. Entre quatro paredes e dentro de um carro, tomando cuidando para não se expor e atrapalhar a direção, tudo pode. Terror foi o motorista que estuprou a passageira e motorista que coloca música gospel e sertaneja.
Maurício Silva (Rio de Janeiro, RJ)


Mundo leu
Gostei da resenha mas me surpreendi com a parcialidade do comentário final ("Cartas ao meu Vizinho Palestino’ é lição fundamental para quem torce pela paz", Mundo, 30/6). Israel construiu uma sociedade pujante. Os palestinos que permaneceram evoluíram, cursaram universidades, se entrosaram na vida nacional. Os que se dirigiram a países árabes foram aprisionados em campos de refugiados. A triste saga dos palestinos só ocorre fora de Israel
Marcos L. Susskind (Holon, Israel)


Nelson Piquet
Chamar de boquirroto é elogio. É escória mesmo. ("Nelson Piquet sempre foi boquirroto", Juca Kfouri, 3/7)
Itagiba Souza (São Paulo, SP)

Foi uma das falas mais suaves de Nelson Piquet. Um grande piloto, um ser humano desprezível.
Manoel Marcilio Sanches (São Paulo, SP).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.