Leitores reagem indignados a artigo de Pedro Guimarães

Censura de debate com Fernando Holiday na Unicamp levanta polêmica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pedro Guimarães
É chocante ver o cinismo e o deboche de Pedro Guimarães ("Eu quero sofrer a mais profunda devassa", Tendências e Debates, 5/7). O homem aposta na supremacia branca e masculina para se defender contra a palavra de várias mulheres atacadas no ambiente de trabalho, como tantas que sofrem todos os dias em silêncio. Daqui a pouco estará ganhando uma medalha de Jair Bolsonaro, posso apostar.
Thereza Lima e Oliveira (São José dos Campos, SP)

O ex-presidente da Caixa Econômica Pedro Guimarães, acusado de assediar funcionárias - Antonio Molina - 12.jan.22/Folhapress

Como resposta, todas as correntistas deveriam encerrar suas contas nesse banco, em solidariedade às mulheres que foram brutalmente ofendidas e desrespeitadas.
Luciano Vettorazzo (São Paulo, SP)

As mulheres inventaram tudo? Nos poupe, senhor!
Maria Viana (Recife, PE)

Foi um grave erro a Folha ter publicado o artigo do ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães numa seção destinada a debate de ideias. O texto, sem dúvida, faz parte de uma estratégia de defesa da qual, suponho que por ingenuidade, a Folha aceitou participar. Se quiserem mesmo praticar a tão propalada isenção, sugiro que convidem as mulheres que o acusam de assédio sexual para escreverem um artigo nesse mesmo espaço.
Simon Widman (São Paulo, SP)

Me senti desrespeitada pelo jornal. Dar espaço para este ser repugnante foi um ato falho, falta de consideração com as vítimas, com as mulheres vítimas de abusos, mostrando a elas que, mesmo quando se tem coragem de denunciar, os poderosos encontram espaços para contestar e atingir as vítimas mais uma vez.
Sueli Iossi (Ribeirão Preto, SP)

Silenciar o acusado seria, aí sim, censura e perseguição.
Juliano Danilo (Chapecó, SC)


Protesto na Unicamp
Liberdade de expressão é uma coisa. Passe livre para fascismo não deve existir, assim como para nazismo, racismo etc. Intolerantes, disseminadores de fake news, empregados de burgueses e afins não devem ser tolerados. ("Protesto que impediu palestra na Unicamp traz à tona censura na esquerda", Política, 5/7)
Camila Martins (Itajaí, SC)

Universidades públicas são locais de liberdade de expressão, consciência e pensamento. Desde que não façam discurso de ódio ou ataquem os direitos humanos, a liberdade de expressão é permitida.
Felipe Araújo Braga (Caieiras, SP)


Cristina Serra
O auxílio de R$ 41 bilhões não representa nem 10% do que já foi enviado pelo governo federal. O pior da pandemia já passou, mas a economia em todo o mundo piorou. Mas aqui no Brasil a mídia e a oposição oportunista acham que isto é um problema só do governo federal. ("A PEC da compra de votos", Opinião, 5/7
Paulo Roberto Hasse (São Paulo, SP)

A oposição não teria tamanho para mudar o resultado dessa votação. Votando a favor, ainda neutraliza em algum grau o oportunismo do governo.
Guilherme Muniz Safadi (Rio de Janeiro, RJ)

De tanto burlar as leis, os próprios congressistas se farão desnecessários. Para que fazer leis que nem eles seguem? É a última demonstração de que temos que acabar com a reeleição e com a possibilidade de políticos com mais de dois mandatos (e ainda assim nunca consecutivos).
Dani Evans Ribeiro (Curitiba, PR)


Reembolsos da saúde
Deveriam buscar atendimento no SUS como qualquer outra pessoa. Não há absolutamente nada que os faça superiores a cidadãos comuns. Se querem tratamento privado, que paguem do próprio bolso. ("Legislativo e Judiciário pagam reembolsos de saúde acima de R$ 100 mil", Política, 5/7)
Leonildo Liberio Alves Silva (Campo Grande, MS)

Este país é uma confederação de castas, com redutos de pessoas inqualificáveis em que se promovem reformas visando tão somente subtrair ainda mais daqueles que moram no andar de baixo da pirâmide social. Classe política mais cara do mundo, Judiciário mais caro do mundo, tribunais de contas mais caros do mundo.
João Perles (Pereira Barreto, SP)


Dom Cláudio Hummes
Dom Cláudio Hummes foi um dos pioneiros do diálogo inter-religioso no Brasil. Sua morte é lamentada por todos aqueles que acreditam em um mundo de diversidade religiosa. ("Morre dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, aos 87 anos", Cotidiano, 4/7)
Rabino Michel Schlesinger (São Paulo, SP)

Velório de dom Cláudio Hummes na catedral da Sé - Adriano Vizoni/Folhapress


Enquanto o fascismo se alastra, os lutadores pela paz e pela justiça social vão indo embora. Dom Cláudio Hummes, sempre ensinando, apoiando, guiando pelos caminhos e mostrando que o amor ao Cristo é o amor aos pobres, aos humildes e aos desvalidos.
Tadeu Roberto Corbi (São Bernardo do Campo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.