Descrição de chapéu congresso nacional

'Nunca houve governo nessa corrupção', diz leitor sobre desvios na Codevasf

Leitores também comentam operação da polícia em casa retratada em podcast da Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Codevasf
"PF apreende R$ 1,3 milhão em dinheiro em operação que mira desvios na Codevasf" (Mercado). Governo sem corrupção, sei… Também acreditamos em curupira e saci-pererê.
Jane Santos (Rio de Janeiro, RJ)

A Folha tem que deixar claro que não é corrupção no governo federal e sim aberrações de emendas de parlamentares. Claro que há políticos envolvidos, mas são parlamentares, prefeitos e congêneres. A PF tem que ir a fundo e prender os ladrões. Engraçado que os fatos narrados acontecerem no Maranhão, estado pobre há muito comandado por governadores e prefeitos de esquerda.
Osvaldo Tavares (São Paulo, SP)

Dinheiro e objetos de valor apreendidos em operação contra fraudes na Codevasf, em cidades do Maranhão - Divulgação/PF

Nunca houve governo nessa corrupção.
Felipe José Fernandes Macedo (São João Del Rei, MG)

A cada dia vai se montando o currículo corrupto do governo Bolsonaro. Agradecemos à imprensa; de outra forma não teríamos como conhecer esses fatos tenebrosos.
Ana Marques (Jundiaí, SP)

Daqui a pouco, Bolsonaro troca o delegado da PF e coloca tudo em sigilo de 100 anos!
Sueli das Graças V G Souza (Mogi das Cruzes, SP)

Forças Armadas
"Codevasf avança sem controle sob Bolsonaro e lucra com taxa para emendas" (Política). Em 2018, general Heleno parodiou "se gritar, pega centrão", e outros militares caíram na gargalhada. Hoje eles estão sentados numa imensa mesa, ladeados pelo centrão. Alguém tem saudades das Forças Armadas de outrora? Ou as Forças Armadas sempre foram assim?
Niemeyer Franco (São Mateus, ES)

Desigualdade
"Empresário bolsonarista diz que precisamos de mais desigualdade" (Painel S.A., 20/7). Nos países de melhor IDH do mundo, e também altamente sofisticados e tecnológicos, a desigualdade diminuiu muito, especialmente a de rendimentos. A receita foi justamente a oposta e se baseou em garantir boas condições sociais à população para que educação de qualidade formasse pessoas de variadas funções, todas valorizadas e respeitadas.
Wagner Santos (Ribeirão Preto, SP)

O empresário sino-brasileiro Winston Ling, apoiador do presidente Jair Bolsonaro
O empresário sino-brasileiro Winston Ling, apoiador do presidente Jair Bolsonaro - Divulgação

Eu até entendo o que ele quis dizer, mas isso se aplicaria apenas ao mercado perfeito. Esquece ele que no Brasil isso não existe e que as elites literalmente sugam tudo do pobre povo. Caso haja um empreendedor que inove em algum meio de produção mais eficiente e rentável, o grande capital automaticamente lhe impõe restrições ou o absorve, suprimindo eventual concorrente. Vemos isso sempre.
Robson Barreto (Salvador, BA)

As fábulas imorais do liberalismo.
Adriana Ramos de Almeida (Brasília, DF)

Lula e as urnas
"Lula questionou urnas eletrônicas e propôs comprovante impresso em 2002" (Política). Ainda bem que as pessoas mudam, né?
Marcelo Barbosa (Campo Grande, MS)

Lula e o PT não resolveram e não resolverão os problemas da população brasileira, mas tentar colocá-los no mesmo patamar que Bolsonaro é muito mau-caratismo político. O PT nunca defendeu golpe seja de que espécie fosse e jamais se aproximou de teses neofascistas como Bolsonaro faz. Cada um no seu quadrado.
Luís Cardoso (João Pessoa, PB)

Isso foi há 20 anos. Qual o objetivo? Dizer que Lula é igual à criatura que está no Planalto? Lamentável!
Luiz Henrique Frosini (São Paulo, SP)

Em 2002, o atual sistema de urnas eletrônicas estava engatinhando, em processo híbrido de implantação, como hoje está sendo aperfeiçoado a cada pleito. Da mesma forma, o ser humano tende a evoluir. Antes Lula desconfiava, hoje confia; antes o psicopata acreditava, hoje desacredita; ou seja, enquanto alguns evoluem, outros voltam para idade da pedra.
Luiz Antônio Paulino (Florianópolis, SC)

Armas
Não há dúvida de que armar a população indiscriminadamente e dificultar o controle de armamento pelas autoridades é um absurdo. Por outro lado, os CACs têm treinamento semelhante ao de policiais e são cadastrados para qualquer fiscalização. Desconheço estatísticas de ações delituosas ou trágicas envolvendo CACs.
José Maria Santarem (São Paulo, SP)

A Mulher da Casa Abandonada
"Polícia realiza operação dentro de imóvel retratado no podcast A Mulher da Casa Abandonada" (Cotidiano). Ainda não ouvi o podcast, por isso não irei emitir um juízo de valor sobre a obra. Mas a vida da dona da casa virou um inferno. Talvez deveríamos refletir sobre isso.
Marco Moreira (São Paulo, SP)

A capa do podcast tem o desenho de um casarão, em branco e preto. A imagem escorre até o nome do programa: A Mulher da Casa Abandonada
O podcast A Mulher da Casa Abandonada investiga a vida de uma brasileira procurada pelo FBI - Editoria de Arte

Até parece que alguém está preocupado com a saúde ou as condições de moradia dessa senhora. Centro de São Paulo deve ter uns 100 mil cortiços ou invasões. Armaram uma arapuca com interesse no imóvel e na herança, essa senhora é vítima.
Eduardo Freitas (São Paulo, SP)

Adorei esse podcast. Superinteressante, e um tema importantíssimo. O episódio com outras mulheres sujeitadas a condições de escravidão foi marcante.
Alex Varela (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.