'É um prazer ler Preto Zezé. Virei sua fã', diz leitora

'Como confiar nas Forças Armadas se elas não cumprem suas funções?', pergunta leitora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Taça das Favelas
É um prazer ler as colunas de Preto Zezé na Folha. Virei sua fã. Que notícias boas! Encaminhar através do esporte essa moçada vista como problema é muito bom ("Um gol para toda a vida", Opinião, 9/8). Como seria bom se um governo sério disponibilizasse escolas para todos. Daqui 20 anos teríamos um Brasil melhor.
Cristina Reggiani (Santana de Parnaíba, SP)


Militares e eleição
Os fatos atuais me lembram uma frase famosa: "O urgente é o que não foi pedido antes". Os militares da Defesa resolveram participar da certificação do código fonte das urnas eletrônicas, que já estava disponível desde outubro de 2021. Lá do alto de sua soberba, eles acham que não estamos percebendo que a ideia é apenas tumultuar a eleição e manter em pauta a fala caduca do presidente, ou seja, passar a imagem de que eles tentam melhorar as coisas e o STF não deixa. Atitude para lá de infantil. E ainda por cima colocam um coronel que divulga fake news na internet.
Manoel Messias Borges de Araújo Filho (Rio de Janeiro, RJ)

A charge mostra Bolsonaro de terno azul escuro e gravata verde num púlpito, nervoso e suando. E ao seu lado três painéis. O primeiro em verde está escrito "Conclusão"  O segundo em amarelo esta escrito "No voto eu vou perder. Eu sou covarde mimizento. Então vou melar a bagaça. Nosso objetivo: não ser preso." O terceiro em azul está escrito "Em Inglish: Nóz vai win, talquei?"
Charge de Triscila Oliveira e de Leandro Assis publicada em 20.jul.22 - Triscila Oliveira e de Leandro Assis

Militares e Bolsonaro
Esse presidente conseguiu fazer com que o povo brasileiro não mais acreditasse nas Forças Armadas, que antes eram admiradas ("Brasileiros estão entre os que menos confiam nas Forças Armadas, diz pesquisa Ipsos feita em 28 países", Mônica Bergamo, 8/8). Tudo decorrente das coisas que o mandatário obriga os militares a fazer e realizar em prol da sua reeleição. O mais recente lance desse jogo foi a troca do desfile no Rio de Janeiro da avenida Presidente Vargas para a avenida Copacabana, apenas para coincidir com sua manifestação criminosa. É uma data importante para o povo brasileiro. Muito triste e lamentável isso tudo.
Cláudio Nunes Patrocínio (São Paulo, SP)

Com tamanho despreparo e incompetência diuturnamente demonstrados, além de um histórico golpista de mais de um século, o percentual de 30% está alto demais.

Carlos Frederico C. Moura

Brasília, DF


É urgente voltarmos a nos orgulhar das Forças Armadas em vez de temê-las.
Manoel Marcílio Sanches (São Paulo, SP)

Como confiar nas Forças Armadas se elas não cumprem suas funções —que é proteger as nossa fronteiras e a Amazônia de traficantes e assassinos— e desviam centenas de milhões da Saúde para Viagra, picanha e salmão?
Beatriz Coimbra (Rio de Janeiro, RJ)

Não coincidentemente, esses 30% que afirmam confiar em nossas FFAA são os mesmo 30% que votarão no Jair. Os demais 70% são racionais.
Jayme Kopelman (São Paulo, SP)

Os 30% que sobraram são os devotos que votam em Bolsonaro.

Cristina Dias

Curitiba, PR


Comer gente
"Bolsonaro diz rejeitar anistia pós-mandato e admite imoralidade como deputado" (Política, 9/8). Ele diz que rejeita a anistia porque sabe que não existe nenhuma possibilidade de ser anistiado, só indultado depois de ter sido condenado. Por outro lado, ele também sabe que nenhum presidente irá conceder esse indulto.
Ney Fernando (Curitiba, PR)


Carta pela Democracia
"Vocês têm que olhar na minha cara, ver as minhas ações e me julgar por aí; Não vou assinar cartinha", lamentou-se Bolsonaro na Febraban ("Bolsonaro volta a atacar carta pró-democracia em encontro com banqueiros", Economia, 8/8). Os banqueiros assinaram a "cartinha" exatamente por verem as ações de Bolsonaro. Banqueiros e empresários são, obviamente, contra governos de esquerda. Mas também não desejam um governo de extrema direita que dificulte os negócios e paralise a economia por razões ideológicas incompatíveis com o liberalismo e a economia de mercado.
Paulo Sérgio Arisi (Porto Alegre, RS)


Ficha limpa?
A grande indagação que fazem muitos brasileiros de reputação ilibada é a seguinte: O que resultou de toda a mobilização dos brasileiros, encabeçada pelo ex-juiz Márlon Reis, para que a Lei da Ficha Limpa fosse implementada? Tristemente, temos que responder que "nada ou quase nada". O espírito da lei foi tão metamorfoseado no Parlamento que hoje vemos figuras como Eduardo Cunha, José Roberto Arruda, Fabrício Queiroz e outros concorrendo nas eleições. E outros com imensos poderes, como Arthur Lira e Ciro Nogueira, que comanda o Orçamento da União e, como consequência, a vida de todos os brasileiros. A imprensa e todos os brasileiros precisam se mobilizar para que figuras assim sejam impedidas de concorrer a cargos públicos.
Luiz Herculano da Silva (Marília, SP)


Impunidade
Dias antes de matar João Guimarães, 16, Bruno Krupp foi multado por não ter habilitação para motocicleta. Por que a moto, arma do crime, não foi apreendida? MP editada por Bolsonaro modificou o código de trânsito determinando que "não caberá remoção do veículo em casos em que a irregularidade for sanada no local da infração". Sou pai e avô de um filho de 26 anos e uma neta de sete meses mortos por um motorista que avançou o sinal vermelho. Após décadas de luta, ele foi condenado a 1 ano e 9 meses de reclusão, mas respondeu em liberdade. Não tenho sentimento de vingança. Não pedi reparação monetária. Criei os dois netos que herdei do filho morto. Cumpri a lei do meu país e não reclamo de nada. Apenas luto com minha família para que esse tipo de violência não se repita.
Ricardo Viveiros (São Paulo, SP)

Psicanalistas
Excelente a coluna da Vera Iaconelli ("Psicanalistas por atacado", 8/8). Esta é uma pergunta recorrente da minha filha, que tem 15 anos: qual é a formação de um psicanalista? E eu, apesar de ser da área médica, confesso que nunca consegui responder-lhe.
Maria Carolina Romero (Atibaia, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.