'Neste 11 de agosto histórico tive orgulho de ser brasileiro', diz leitor

'Avante, democratas!', convoca leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carta

Neste 11 de agosto histórico, direto das Arcadas do largo São Francisco, tive orgulho de ser brasileiro. Independentemente de opção político-partidária, o gigante se levantou para bradar ao mundo que a nossa democracia vai resistir bravamente diante de qualquer tipo de ameaça às suas instituições. Avante, democratas!

Geraldo Tadeu Santos Almeida (Itapeva, SP)

O caráter democrático, múltiplo e diverso da carta lida neste 11 de agosto não impediu os grupos bolsonarentos de a classificarem como comunista e contrária ao mito que defendem. No popular, a carapuça serviu e se ajustou muito bem. Mas a carta vai além de uma candidatura ou de um programa de governo. Ela quer resgatar um projeto de país com o clamor do mínimo e do óbvio: civilidade na sociedade.

Adilson Roberto Gonçalves (Campinas, SP)

O recado já está dado, e foi muito bem dado; aos militares e àqueles que apoiam cegamente este presidente que deseja usá-los somente para se manter no poder. Que lhes fique bem claro que um povo unido jamais será vencido. Dia 11 de agosto de 2022 entrou para a história como o dia em que a ditadura no Brasil foi definitivamente enterrada e sepultada. Viva a democracia!

Eliana França Leme (Campinas, SP)

Mais que uma carta, o manifesto é o levante de um país sufocado por muita ignorância, desfaçatez, boçalidade, incompetência e cafajestagens vindas do presidente da República e do seu entorno de bajuladores. É um basta às ameaças diárias vindas de quem deveria estar trabalhando pelo povo.

Sandro Ferreira (Ponta Grossa, PR)

Finalmente o país saiu do estado letárgico em que se encontrava. O primeiro basta foi dado.

Bob Val

Dallas, Texas, EUA

Tudo o que for dito sobre a manifestação de 11 de agosto pela democracia e contra o trevoso impulso de um presidente desesperado para violentar a Constituição Federal será pouco. Foi, nestes últimos quatro anos, o mais importante clamor da sociedade civil contra o risco de retrocesso. Foi um alerta, um basta!

Moisés Spiguel (Campinas, SP)

Saúdo Uirá Machado pela clareza e sensibilidade ao analisar o ato em defesa do Estado de Direito ("Ato no 11 de agosto atualiza luta pela democracia com pacto plural entre gerações", Política, 12/8). A razão de ser da universidade são os jovens que nos movem e comovem. A razão da excelência do jornalismo da Folha está nos jovens que com raça e determinação escrevem com profissionalismo e alma a notícia. Viva a garra do povo brasileiro!

Maria Cecília Loschiavo dos Santos, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (São Paulo, SP)

Muitos atores fizeram uso dos diversos microfones no ato na Faculdade de Direito para dizer as mesmas palavras decoradas: democracia e Estado democrático de Direito. Mas jamais fizeram ou produziram algo de útil para o país. Todos reproduziram as costumeiras falas do presidente, que sempre disse, desde o início de seu governo, que "respeita a Constituição dentro das suas quatro linhas".

Arcângelo Sforcin Filho (São Paulo, SP)


Voto e religião

"Campanha de Bolsonaro estuda ligar Janja à 'macumba' na televisão" (Mônica Bergamo, 12/8). Artigo 5º da Constituição, inciso VI: "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias". Mas parece que os fanáticos da camisa amarela da seleção não gostam da Constituição Federal de 1988.

Augusto Ribeiro (São Paulo, SP)


Reformas

O presidente da CNA diz que é preciso modernizar o Brasil através das reformas corajosas de que o país precisa. Será que a primeira, a mais importante, será a reforma a agrária?

Raul Moreira Pinto (Passos, MG)


Segurança

Parabéns à equipe da Polícia Federal que cuida da segurança de Lula pelo pedido de apoio e reforço do esquema de proteção ao candidato do Partido dos Trabalhadores. Entretanto esses cuidados para com a integridade física do ex-presidente devem ser estendidos a todos os candidatos, principalmente ao atual presidente da República. Se essas medidas cautelares tivessem sido tomadas nas ultimas eleições presidenciais, talvez a facada no então candidato Jair Bolsonaro não tivesse ocorrido.

João Manuel Maio (São José dos Campos, SP)


Educação

Como estudante privilegiada, fiquei muito assustada ao ler o texto de Claudia Costin intitulado "Os estudantes e a volta à escola" (Opinião 12/8). Embora estando em uma classe mais favorecida, senti muito os efeitos negativos da pandemia. Como todos sabemos, a pandemia trouxe uma acentuação nas desigualdades sociais, o que refletirá na geração que sofreu mais intensamente a evasão escolar e a fragilidade da estrutura educacional do país. Infelizmente, mesmo com as iniciativas de diversas escolas e até do governo, ainda é claro que muitos outros esforços de inclusão são necessários.

Maria Luiza de Abreu Ferreira (Curitiba, PR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.