Descrição de chapéu Datafolha

'Perdemos um grande músico', diz leitor sobre morte de Diogo Pacheco

'Recado para o tchutchuca do centrão: tic, tac, tic, tac', diz leitora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grande músico
Triste a a morte do maestro Diogo Pacheco, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (17/8). A cultura perde um grande músico, apaixonado pela música e dedicado à sua popularização. Tive o prazer de assistir a apresentações suas e comprovar a sua habilidade na regência e na divulgação da música clássica.
Renato Navajas (Brasília, DF)

O maestro Diogo Pacheco regendo a Orquestra Solo Brasileiro, em 1997 - Divulgação

Nem ele
Michelle Bolsonaro disse que o demônio foi expulso do Palácio do Planalto por seu marido. O dito faz sentido. Fica claro que nem mesmo o demo conseguiu coabitar no palácio com uma pessoa tão insensível, prepotente, negacionista, inculta e de comportamento até caricato. Desde que assumiu o cargo só se dedicou a ser reeleito neste ano e a garantir o seu próprio bem-estar, o de sua família e o de seus fiéis seguidores. Não votarei em ninguém do Bolsonaristão ou do Lulanistão.
Carlos Gonçalves de Faria (São Paulo, SP)

Charge do cartunista Nico sobre Lula ter dito que Bolsonaro está possuído pelo demônio - Nico

Mulheres
É óbvia a superioridade de Michelle sobre Janja no tocante à participação na campanha eleitoral. Além de linda, a primeira-dama é uma pessoa honrada, cuja postura tende a ser cada vez mais positiva. Essa situação faz da senhora Bolsonaro ótima representante das brasileiras dignas e trabalhadoras constitutivas da maioria das mulheres do país. São elas as cidadãs com as quais a esposa do chefe de Estado se comunica primordialmente, o que gera mal-estar em esquerdistas, feministas, abortistas etc.
João Paulo Zizas (São Bernardo do Campo, SP)

Bolsonaro e Michelle em culto evangélico em Belo Horizonte (MG) - O Tempo

Seis e meia dúzia
Será que nestas eleições só nos resta decidir como vamos destruir o país? Se vamos destruí-lo economicamente, com medidas populistas e ultrapassadas que nos levarão a uma situação semelhante à da Argentina, ou se politicamente, com a destruição das instituições democráticas e a entrega do poder a partidos sabidamente corruptos e a agremiações religiosas que defendem valores da Idade Média? Será que o vencedor vai ser aquele que conseguir convencer o eleitorado de que o adversário é ainda pior do que ele? Será que, como povo, não temos a capacidade de fazer nada melhor do que isso?
Alex Strum (São Paulo, SP)


Aqui e lá
Os EUA destinaram US$ 370 bilhões para organizações comprometidas com tecnologias a favor do verde. No Brasil, o governo de J. Bolsonaro teima em ignorar iniciativas destinadas à preservação do meio ambiente. Erroneamente acredita que defensores do meio ambiente são todos comunistas e maus brasileiros. O "líder" de plantão permite desmates e desmontou todos os órgãos de gestão ambiental. Não se importa com os biomas nem com aqueles que lá vivem. Bolsonaro deu sinal vermelho para a preservação ambiental e deu sinal verde para grupos de desmatadores mercenários e sem consciência. Parabéns à professora Maria Hermínia Tavares ("Luz verde para o ambiente", Opinião, 18/8).
Ricardo Pedreira Désio (São Paulo, SP)


Datafolha
"Bolsonaro avança e vantagem de Lula agora é de 15 pontos no 1º turno" (Política, 18/8). Os orixás que ele retirou do Palácio do Planalto vão dar a resposta e a vitória a Lula. Pode baixar gasolina e aumentar o Auxílio Emergencial, mas já era. Boa parte do povo está passando fome, devendo no cartão... Literalmente pagando para sobreviver.
Leonardo H. Andrade (Santos, SP)

"Avança" está fora de contexto. O que percebo é estabilidade de Lula.

Francisco Lima Ribeiro

São Paulo, SP


Acho que a manchete da b é apenas para agradar o gado bolsonarista. A pesquisa é clara: Lula ganha no primeiro turno.
Antônio Carlos de Paula (Mogi Mirim, SP)

Avisem ao tchutchuca do centrão que o ex-presidiário vence no primeiro turno ainda.
Ricardo Munhós de Campos (Porto Alegre, RS)

Wilker Leão e Bolsonaro em frente ao Palácio do Planalto - Reprodução / Wilker Leão no YouTube


Forçaram a barra na manchete, né? Na minha leitura, a tradução mais evidente da pesquisa geraria outro título: Lula se consolida com ampla vantagem, apesar de avanço de Bolsonaro, turbinado pelos efeitos do Auxílio.
Cristiane Checchia (Foz do Iguaçu, PR)

Recado para o tchutchuca do centrão: tic, tac, tic, tac.
Cristina Dias (Curitiba, PR)

"Lula tem 51% dos votos válidos e mantém chance de vencer no primeiro turno" (Política, 18/8). Quem decidirá se é no primeiro turno ou no segundo será o eleitor de Ciro.
Vitor Oliveira (Arujá, SP)


Tchutchuca do centrão
"Bolsonaro é chamado de 'tchutchuca do centrão' e se envolve em confusão no Alvorada" (Política, 18/8). Meus caros companheiros, não pude deixar de rir ao ver a cena. Um presidente da República tentando arrancar um celular das mãos de um garoto e ameaçando ir aos tapas com o rapaz, no meio da rua?! Eu tenho 68 anos e não me lembro de jamais ter visto uma cena assim. Bolsonazi está totalmente descontrolado; aliás ele é descontrolado. E foi nessa triste figura que 58 milhões de desmiolados votaram.
Herbert Luiz Braga Ferreira (Manaus, AM)

Se Bolsonaro trabalhasse, como faz a maioria dos brasileiros, não teria tempo para esse tipo de coisa. Mas vive na flauta doce, bem feito! Agora é só ladeira abaixo.
Alexandre Miquelino Levanteze (Campinas, SP)


Curió
"Morre o Major Curió, que combateu a Guerrilha do Araguaia e comandou Serra Pelada" (Política, 17/8). Morreu o torturador e sanguinário Major Curió, que já foi recebido por Bolsonaro com honras e loas. Estou só esperando a fala do presidente acerca da morte; certamente irá dizer que foi um homem honrado.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.