Leitor baiano pede que povo nordestino tome as rédeas do segundo turno

Assinantes da Folha comentam xenofobia, demissão por voto e boicote a Neymar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Xenofobia
É inacreditável a postura xenofóbica e o desapreço do atual presidente da República por seu próprio povo. Descortina, ainda mais, seu total despreparo intelectual para compreender a realidade de uma nação tão complexa como a nossa, já que expõe uma visão de mundo míope e semicivilizada ("Bolsonaro associa analfabetismo no Nordeste a vitória de Lula na região", Política, 5/10).
Renato Pirondi Silva (Porto Ferreira, SP)

O presidente Jair Bolsonaro só perde votos quando fala em analfabetismo no Nordeste. Bolsonaro sabe que precisa da região para se eleger, assim como os votos dos mineiros. Simone Tebet e Ciro Gomes negaram apoio e estão de mãos dadas com o ex-presidente Lula. O petista tem falado muito do passado, contando casos das últimas décadas. Sem apresentar o seu plano de governo, Lula recebeu 6 milhões de votos a mais que Bolsonaro. Esse é o Brasil que está em rota de colisão com a corrupção.
José Carlos Saraiva da Costa (Belo Horizonte, MG)

O presidente Jair Bolsonaro discursa em evento usando chapéu de vaqueiro, em Vitória da Conquista, na Bahia
O presidente Jair Bolsonaro, usando um chapéu de vaqueiro, discursa durante inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista, na Bahia - Divulgação/Presidência da República

Sou baiano. Meus pais vieram para SP há 56 anos fugindo da fome e da miséria que assolava nossa terra, dominada pela Arena e seus vassalos. Tenho orgulho da minha origem. Conclamo o bravo povo nordestino a mais uma vez tomar as rédeas do destino do nosso país.
Enoque Sampaio (Cajamar, SP)

Queridos irmãos do Nordeste, nosso muito obrigado por demonstrarem sabedoria, humanidade, empatia e preocupação com o futuro do país. Vocês serão decisivos para ajudar a nos livrar deste período de trevas. Já aqui, o povo paulista mata a gente de vergonha por tamanha alienação e ignorância.
Claudia Ros (Holambra, SP)

0
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa em Marcolândia (PI) - Bruno Santos - 1º.set.17/Folhapress

Demissão por voto
Uma empresa destas soltando um comentário destes, apenas está a assumir a própria incompetência gerencial em administrar as adversidades, jogando a culpa nos outros, tentando mascarar sua fragilidade. ("Empresa do Paraná ameaça demitir 30% se Lula ganhar eleição", Painel S.A., 6/10).
Ivan Zacharauskas (Campinas, SP)

Será que essa empresa patriótica paga Imposto de Renda certinho, contribui com as fazendas nacionais e com o bem-estar de seus funcionários? Se escarafunchar muito, são daqueles tais empresários patriotas com casa em Miami ou em Orlando, que veem o Brasil e o povo como colônia de exploração.
Marcos Garcia (Curitiba, PR)


Reitor

O problema aqui é saber diferenciar a pessoa física do reitor. Ele tem o direito sim de dizer que é a favor de um ou outro candidato, mas não como reitor, porque neste caso ele representa toda uma instituição. Aliás, este é um dos problemas do nosso atual presidente: não sabe diferenciar o cidadão Bolsonaro do presidente. ("Reitor do Centro Universitário Belas Artes declara apoio a Bolsonaro, e alunos protestam", Cotidiano, 5/10)

Carlos Silva (Taubaté, SP)


Ruy Castro
"Ruy Castro é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras" (Ilustrada, 5/10). Merece! A cadeira mais que merecida é para o fantástico Ruy Castro. Deveria estar na Academia há muito tempo. Um grande escritor. Estou sentindo a sua falta na Folha.
Neli de Faria (São Paulo, SP)

Ruy Castro é um intelectual feliz, penso eu, diferentemente de muitos da ABL. Sua inteligência é aliciante. Ler seus textos é sempre um prazer. Parabéns pela honraria.
Américo Venâncio Lopes Machado Filho (Salvador, BA)

O escritor e colunista da Folha, Ruy Castro, em sua casa após o resultado da eleição para a Academia Brasileira de Letras - Eduardo Anizelli/Folhapress

Pastores com Bolsonaro
É assustador quando cristãos apoiam o fascismo porque a democracia lhes parece maligna. Que Jesus tenha piedade dessas almas, pois o cinismo já as corroeu por dentro. ("Influencers evangélicos aderem a Bolsonaro e criam nova onda contra Lula", Política, 5/10)
Rafael Nunes Duarte (Belo Horizonte, MG)

Eu deixei de seguir alguns pastores justamente por quererem influenciar o voto. Não acredito em um candidato que prega a violência. Cidadão com arma nas mãos não se protege, ele se arma contra a própria família, vizinhança, filhos e até escolas.
Aline Moreira (Porto Seguro/BA)


Petista mata bolsonarista
Profundamente lamentável. Passou a hora de reconhecermos e respeitarmos as diferenças e, quando for o caso, evitar a continuidade de discussões políticas que não levarão a nenhum lugar. Precisamos de mais gentileza, como pregou um dia um profeta carioca. ("Petista mata amigo bolsonarista após discussão política em SP, diz polícia", Política, 5/10)
Alexandre Mendes de Almeida (São Paulo)


Rodrigo Tavares
"Quem devemos boicotar, Neymar ou a Puma?" (Rodrigo Tavares, 5/10). Gente, vocês dão crédito demais ao Neymar. Ele é um alienado. É óbvio que ele apoia o atual porque o papai dele manda e isso porque traz benefícios financeiros a eles. Vai entrar outro presidente que, se souber surfar a "onda Neymar", vai receber o mesmo apoio do pai e do jogador. É tudo dinheiro. Apenas isso.
Gabriel Dias (São Paulo, SP)

Neymar anunciou acordo com a Puma, que passará a ser sua fornecedora de material esportivo
Neymar anunciou acordo com a Puma, que passará a ser sua fornecedora de material esportivo - Twitter/Neymar

Boicotar ninguém. O cara tem o direito de expressar a opinião dele. Apenas por que ela é diferente da sua, você acha que ele deve ser condenado. Vejo cheiro de fascismo em opiniões deste tipo.
Valdir dos Santos Silva Junior (São Paulo, SP)

Ótima e importante matéria, que trata das marcas e suas responsabilidades. Estamos vivendo o tempo do ESG e nada mais justo do que acompanhar essas corresponsabilidades. Não existe almoço grátis, como diz um conhecido meu, e os contratos existem para serem cumpridos. Que a Puma venha a dar a sua resposta oficial. Se não o fizer, o próprio mercado o fará.
Paulo Ricardo Pacheco da Silva (Porto Alegre, RS)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.