Descrição de chapéu mudança climática

Como o poder público pode proteger a população de desastres climáticos? Conte para a Folha

Tragédias relacionadas às chuvas estão se tornando evento anual no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O desastre causado pelas chuvas no litoral norte de São Paulo tem gerado comoção em todo o território brasileiro, que se movimenta para organizar doações e distribuir mantimentos para a população impactada.

No entanto, outro aspecto da discussão, para além do auxílio às vítimas, é o o papel do poder público frente a esse tipo de tragédia que, com o aumento das mudanças climáticas e com a desigualdade social histórica do Brasil, vem se tornado cada vez mais frequente e intenso.

Bombeiros fazem resgate de vítimas de deslizamento causado pelas fortes chuvas Barra do Sahy, em São Sebastião - Amanda Perobelli/Reuters

Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta para Desastres Naturais), o alerta sobre o risco de deslizamentos foi feito 48 horas antes da tragédia para o Governo de São Paulo.

Na sua visão, leitor, como o poder público pode proteger a população de desastres climáticos? Quais as medidas que devem ser tomadas para prevenir a dimensão do impacto desses eventos? Deixe sua opinião neste formulário.

Algumas respostas serão publicadas no Painel do Leitor de domingo (26). A Folha agradece a colaboração.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.