Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

09/09/2012 - 10h22

Volume de hoje da Coleção Grandes Designers destaca Konstantin Grcic

DE SÃO PAULO

Desde que montou o seu próprio projeto industrial, em 1991, Konstantin Grcic desenvolveu mobiliários, utensílios domésticos e luminárias para as principais empresas de design da Europa.

Suas múltiplas criações se reúnem agora no 18º volume da Coleção Folha Grandes Designers, que chega hoje às bancas.

O designer nasceu em Munique, na Alemanha, em 1965. Após estudar carpintaria na Inglaterra, enveredou pelo caminho da criação de objetos, cursando a Royal College of Art de Londres.

Grcic baseia sua obra na busca por materiais que formem estruturas simples e, ao mesmo tempo, inusitadas. "Os materiais devem ser honestos, priorizando a qualidade e o conforto do usuário", resume o alemão.

Sua luminária portátil Mayday foi selecionada para compor a coleção permanente do MoMA, de Nova York, além de ter lhe rendido o Compasso D'Oro de 2001.

A luminária é dotada de um longo cabo de plástico que incorpora o interruptor e é provido de dois prolongamentos nos quais se enrola o fio elétrico.

"Desenhei a Mayday para que fosse um instrumento versátil, que aproximasse as pessoas e fizesse de todos os cômodos da casa espaços de convívio", explicou.

Produzida em 2004, a cadeira One tornou-se uma de suas criações mais conhecidas. A peça tem assento construído sobre placas de alumínio que formam ângulos tridimensionais, como os gomos de uma bola de futebol.

"Para além dos aspectos puramente práticos e funcionais, é importante que as coisas com as quais convivemos sejam capazes de contar histórias", conclui.

Seus numerosos trabalhos estão presentes também no Centro Georges Pompidou, em Paris, e no Die Neue Sammlung, de Munique.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página