Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
26/09/2007 - 02h30

Futebol, Renan, acupuntura, incentivo, pit bulls, justiça, palestinos

da Folha Online

Futebol

"Nada melhor que o decorrer do tempo para vir à tona a grande injustiça cometida pelo senhor Zveiter, ex-presidente do STJD, anulando 11 partidas do Campeonato Brasileiro de 2005. Visivelmente cometendo injustiça com alguns clubes, ao tomar medida autoritária em beneficio exatamente do clube indicado de favorecimento pelo árbitro 'Edilson', o Corinthians. Com essas trapalhadas todas conseguimos finalmente ficar livre dos srs. Armando Marques e Marcio Rezende de Freitas."

BENONE AUGUSTO DE PAIVA (São Paulo, SP)

-

Renan

"Chocou o país a publicação na seção 'Tendências/Debates' (23/9) o nefasto 'Vozes isoladas', do vulgar Renan Calheiros, que jamais deveria ter seu nome em qualquer jornal do mundo, pelo seu cinismo e mentiras.
A Folha não deveria ter cedido o espaço."

ANTONIO ANGELO BLANES (São Paulo, SP)

-

Acupuntura

"Gostaria de fazer algumas considerações a respeito da reportagem intitulada 'Fim da Picada - Acupuntura falsa tira dor como a real' (25/9).
A análise de um trabalho científico requer a utilização de critérios bem estabelecidos, que garantam conclusões confiáveis, que, por sua vez, traduzam de forma clara e objetiva o que foi observado.
Na notícia em questão faltam algumas informações necessárias para compreensão dos resultados expostos:
1) Não há um método placebo verdadeiro para ser usado como grupo controle em trabalhos clínicos com acupuntura.
2) O que foi chamado de acupuntura 'falsa' (shan) na reportagem seria melhor denominada como 'acupuntura mínima', uma vez que apresenta efeito analgésico mensurável, não podendo ser classificada como 'falsa' e muito menos como placebo.
3) Quem conhece os mecanismos neurofisiológicos através dos quais se dá o chamado 'efeito acupuntura' sabe como mesmo o agulhamento superficial e fora dos pontos clássicos de acupuntura pode ter efeito analgésico.
4) A liberação de substâncias analgésicas pelo sistema nervoso a partir da aplicação da acupuntura ocorre e é mensurável mesmo em modelos animais, onde parece claro que a 'confiança no método de tratamento' não pode ser levada em consideração.
5)Talvez a leitura mais adequada da publicação científica em questão seja que tanto a acupuntura clássica como a mínima apresentaram efetividade maior que o tratamento medicamentoso no controle da dor lombar."

RICARDO MORAD BASSETTO, médico especialista em acupuntura e presidente do Congresso Internacional de Acupuntura de São Paulo-2007 (Santos, SP)

-

Incentivo

"Brilhante a idéia do prefeito Cesar Maia de incentivar os bons alunos com premiações em até R$ 4.000. Entretanto creio que ele vá ter um grande problema. Vai ficar sem professores, pois todos vão matricular-se no curso fundamental para ter uma remuneração mais digna. Sugiro que o prefeito do Rio de Janeiro ofereça também um incentivo monetário para os jovens para que não ingressem no tráfico, não assaltem e não matem."

CARLOS GONÇALVES DE FARIA (São Paulo, SP)

-

Pit bulls

"Cada vez mais nos surpreendemos com os ataques fatais dos cães pit buls.
E nossas autoridades ainda procuram por soluções refratárias e a médio/longo prazo.
Não podemos brincar de esconde-esconde observando inertes o desfilar desses animais com focinheira quando as usam, e seus donos 'sarados' de vigor e muitas das vezes com defesas fragilizadas de argumentos e sustentação.
Quem sabe uma solução 'planáltica' não resolvesse?, já que o ano que vem temos eleições. Ou então soltar alguns desses animais domésticos para brincar com aqueles que brincam com nossa educação, nosso dinheiro público, nossa esperança e que não podem ver um microfone ou holofote para suas exposições demagógicas, levianas e carregadas de soberba."

CECÉL GARCIA (Santo André, SP)

-

Justiça

"Cumpre parabenizar a Folha pela entrevista publicada em 24/9 com o ilustre magistrado federal Fausto Martin de Sanctis. Todavia, de tudo o que li, só não pude entender o seguinte: 1. Por que 'o habeas corpus e o mandado de segurança se tornaram instrumentos de obstáculo sensível ao processamento de feitos? 2. Haveria algo de ilegal, errado ou imoral no manejo dos referidos remédios constitucionais? 3. Se, em regra, essas ações mandamentais são despidas de eficácia suspensiva (não suspendem o andamento do processo), por que se fala em 'obstáculo sensível' ao processamento de feitos? Ou será que as liminares, quando são concedidas por autoridades hierarquicamente superiores, revelam o 'desconhecimento' e o 'despreparo' dos desembargadores federais e ministros que 'emperram' os feitos que, a ferro e fogo, deveriam seguir? Ou será, ainda, que a concessão da liminar revela um certo acumpliciamento, ainda que inconsciente, com o crime organizado, lavagem etc., já que, nesses casos, 'a legalidade não importa tanto', pois o fim supremo é a repressão eficaz, como antes se procurou fazer com o 'comunismo ateu'? 4. Por fim, um tal pensamento não traz consigo uma grande dose de onipotência/prepotência? Aliás, já ocorreu ao ilustre entrevistado que o inferno está cheio de boas intenções? 4.1. Mais: já ocorreu ao ilustre entrevistado lembrar das razões que levaram outrora os inquisidores a praticar tantas atrocidades em nome da fé? 5. Agora, por fim (de verdade): ou todos nos conscientizamos de que não há processo justo sem respeito às garantias ou é melhor acabar com a própria Justiça e ficarmos com 'a Rota na rua' e tudo o que isso simboliza. Só há sentido na idéia de juízes e tribunais dentro da legalidade. Fora daí, só se conhece o terror, ainda que estatal. Chega de arbítrio!"

ALBERTO ZACHARIAS TORON, presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB (São Paulo, SP)

-

Lula

"O artigo de Janio de Freitas ('O acusador', Brasil, pág. A5), mais uma vez genial, nos demonstra contundentemente que presidente temos! Demonstra que o presidente Lula não se preocupa mais nem sequer em disfarçar o que realmente é. Não se envergonha de defender pessoas cujos fatos comprovam, cabalmente, o que fizeram e o que fazem. Diante de tanto descalabro na fala presidencial, resta-nos, como sempre, o consolo de lermos artigos como estes. Dá-nos a sensação de que não estamos tão desvalidos!"

THEREZINHA DE JESUS LIMA E OLIVEIRA (São José dos Campos, SP)

-

Palestinos

"A apreensão demonstrada por leitores deste 'Painel' em relação à vinda de refugiados palestinos é que realmente preocupa. Mesmo diante das agruras enfrentadas pelos refugiados, o preconceito teima em aparecer. Espera-se que as consciências não se deixem contaminar por isso e que os palestinos encontrem afeto e respeito no Brasil."

JAIRO EDWARD DE LUCA (São Bernardo do Campo, SP)

*

"Pobres palestinos. Mal acabam de desembarcar e já são pré-discriminados pelo sr. Nusbaum.
('Painel 23/9'). Será preciso elucidar que fogem de uma guerra de ocupação? E é preciso mencionar por quem?"

ELCIO CARLETO (Juiz de Fora, MG)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página