Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
01/01/2008 - 02h30

Universidades, Vereadores, Violência, Bancos, Brasília

da Folha Online

Universidades

"A respeito da reportagem 'Cai número de formados na universidade pública', quero lembrar que os índices nas universidades federais são muitíssimo superiores aos índices das universidades estaduais, e a situação ainda é mais grave nas instituições do Norte e do Nordeste. Suspeito até que os índices apontados estejam maquiados, pois podem ser muito mais graves dos que foram fornecidos à Folha pelas autoridades do MEC. Lamentavelmente conheço o problema mais de perto, pois tenho muitos familiares que já cursaram e ainda cursam as universidades federais do Nordeste, e posso afirmar com segurança que um aluno dessas redes de ensino em média leva o dobro do tempo para se formar. E digo mais, sem medo de errar: de cada dez alunos que entram em qualquer curso, só um o conclui no prazo estabelecido. Culpa do aluno ou das instituições? Acredito que de ambos. Mas as universidades federais nortistas e nordestinas têm maiores responsabilidades nessa questão, pois, antes de reivindicarem medidas governamentais, precisam se auto-avaliarem, pois estão aquém dos seus pares de outras regiões brasileiras e, na maioria das vezes, detêm proporcionalmente o maior número de professores."

JOSÉ CARLOS GRANGEIRO DA SILVA (Campinas, SP)

-

Vereadores

"Nem bem as luzes se apagaram e eis que políticos golpistas, picaretas e corruptos de plantão (vereadores do interior de São Paulo) estão a postos para votar o próprio aumento salarial. Alegam desgaste para fazê-lo em ano eleitoral. Se por um lado eles temem seus eleitores, por outro demonstram não ter a mínima vergonha na cara e o menor compromisso com a nação. Um deboche que se pratica contra um país onde 60% da população depende do Bolsa Família, presa fácil de políticos embusteiros. Que 2008 traga mais lucidez aos eleitores, que aprendam a votar, que escolham seus candidatos levando em conta os projetos que apresentaram durante seus mandatos. O dia em que o eleitor aprender essa fácil lição certamente teremos homens de bem na política brasileira. Por enquanto, só temos entulho. E caberá a nós a tarefa de remover esse lixo para bem longe."

IZABEL AVALLONE (São Paulo, SP)

-

Violência

"Os recentes assaltos sofridos por Paulinho da Viola e Helena Ranaldi na região da rica Barra da Tijuca são emblemáticos. Mostram que o policiamento é insuficiente para coibir o aumento da violência e que as causas geradoras dessas rapinas igualmente não estão sendo combatidas. Ou a sociedade como um todo (governos incluídos) se une na operacionalização de um projeto estratégico nacional de combate à violência urbana, onde a exclusão sócio-econômica tem de ser o foco a ser eliminado, ou as nossas grandes cidades se transformarão em megalópoles explosivamente perigosas para todos os seus habitantes."

JOSÉ DE ANCHIETA NOBRE DE ALMEIDA (Rio de Janeiro, RJ)

-

Bancos

"O STF acordou o Banco Central do Brasil quando decidiu estender a aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor aos bancos comerciais. Com o código no páreo, o BC resolveu dar alguma importância às tarifas abusivas com que os bancos escorcham os correntistas. Até agora, o BC só se preocupava com a macroeconomia, esquecendo-se dos 'consumidores'. Atualmente as tarifas bancárias respondem por 15% da receita dos bancos. Pobres dos correntistas, completamente desprezados pelo órgão que deveria ser responsável pela fiscalização dos bancos."

CONRADO DE PAULO (Bragança Paulista, SP)

-

Brasília

"Ano após ano, os brasileiros não têm o que comemorar com as notícias oriundas de Brasília. Da capital federal, aqueles que deveriam dar exemplo são os que pior se comportam. No ano de 2005, o país se decepcionou com o mensalão, com os dólares na cueca e com o caixa dois do valerioduto. Em 2006, foram os escândalos dos sanguessugas e do dinheiro sujo dos 'aloprados' do PT. Já no ano de 2007, o Brasil se revoltou com a ministra Marta Suplicy mandar 'relaxar e gozar' e viu o Senado se deteriorar com as inúmeras denúncias contra o alagoano Renan Calheiros, que se livrou da cassação com o apoio do senador Aloízio Mercadante e de outros petistas. Espero que em 2008 a classe política que comanda de Brasília os destinos de nossa nação se comporte de maneira diferente dos últimos decepcionantes anos. O povo brasileiro merece mais respeito."

SERGIO TANNURI (São Caetano do Sul, SP)

-

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página