Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
29/06/2009 - 02h30

Lula e o TCU, fome, Sarney, Copa das Confederações

da Folha Online

Lula e o TCU

"Sr. presidente: vou fazer de conta que não entendi suas palavras a respeito do excesso de fiscalização do TCU, que não deixa o país andar.

Quem tem medo de fiscalização é porque sabe que não está andando direito. Se com toda a fiscalização o país está com lama até o pescoço, imagine se a fiscalização for impedida de funcionar! Vai ser a festa da classe política, que infestou os três Poderes da União, a menos que a imprensa esteja mentindo quando publica as sujeiras que consegue descobrir no Legislativo, no Executivo e no Judiciário. E o que é pior, descobre todos os dias, é um círculo vicioso que parece não ter fim."

OSMAR CARLOS MEDAGLIA (São José dos Campos, SP)

*

"A fiscalização de gastos pelo Tribunal de Contas da União é rigorosa e competente para controlar o desperdício, a corrupção e principalmente a ineficiência na execução de obras públicas. Mas, referindo-se à ação controladora desse órgão, o presidente afirma que 'o país é feito para não funcionar'. A economia de R$ 1,7 bilhão que esse processo gerou é um mero detalhe."

RICARDO FULLER (São Paylo, SP)

-

Fome

"Causou-me certa surpresa o fato de não ter visto repercussão sobre notícia veiculada na Folha alertando que, segundo a ONU, a fome atingirá a cifra de 1 bilhão de pessoas no mundo. É uma verdadeira vergonha existir fome neste planeta quando sabemos que a produção mundial de alimentos é mais do que suficiente para alimentar as pessoas que o habitam. Pior ainda é ver que a justificativa apontada para esse aumento do número de famélicos, a atual crise financeira, não se sustenta. A FAO diz que os países colaboradores cortaram ou reduziram a ajuda em função da crise, e que o orçamento necessário para manter seus programas e metas de diminuição da fome seria de US$ 6,5 bilhões. Ora, essa cifra chega a ser irrisória quando comparada à trilionária ajuda que governos dos EUA e Europa vêm anunciando desde meados de 2008, quando do início dessa mesma crise.

Faço minha as palavras do saudoso professor Milton Santos, que nos dizia que a fome neste planeta é, ao fim e ao cabo, uma questão de decisão. Simplesmente decidiu-se que um sexto da humanidade deve passar fome para manter esse sistema injusto e essa forma de vida esbanjadora, incompatível com o planeta."

JOSÉ ROGÉRIO BEIER (São Paulo, SP)

-

Sarney

"O historiador Marco Antonio Villa faz uma análise precisa do poder das oligarquias no Brasil, com destaque para a atuação do senador José Sarney. Palavra de Mestre."

MARIA DULCE DE SOUZA ALMEIDA PRADO (Caraguatatuba, SP)

*

"Não é a 'campanha midiática' que quer afastar Sarney da política, é um pouco de educação que se deu nesse país.

Se esse país investisse na educação, não teríamos Sarney na política. E se o padre Antônio Vieira, do qual ele é tão fã, fosse contemporâneo do sr. Sarney, as críticas seriam bem mais precisas e contundentes do que essas minhas."

SÍLVIA EVANGELISTA (Echaporã, SP)

-

Copa das Confederações

"Brasil tricampeão da Copa das Confederações. E daí?

Em 2005, o Brasil meteu um 'chocolate' na Argentina, vencendo por 4x1 na final, mas sendo desclassificado na Copa 2006. Desta vez repete-se a mesma feitura, um ano antes da Copa, o Brasil consagra-se tri. O que mais vale, ser campeão do Mundo ou vencer a Copa das Confederações? Será que a imprensa esportiva tiraria o Dunga da Seleção caso o Brasil voltasse para casa com o título de vice-campeão?"

EUGENIO DE ARAUJO SILVA (São José dos Campos, SP)

Transporte

"Gostaria de cumprimentar o sr. Emílio Odebrecht pelo seu excelente texto 'Nossas Cidades', que trata da acelerada urbanização da população brasileira e de suas consequências, entre outras, para o trânsito nas grandes cidades. Concordo plenamente com ele que é necessário 'que regulem o uso de veículos particulares, principalmente os que transportam uma única pessoa' e 'fazer do transporte coletivo o meio predominante de locomoção em dias úteis'. Outro ponto citado pelo autor e que considero de suma importância é a necessidade de discutirmos de forma objetiva a implementação do pedágio urbano. As sugestões do sr. Emílio Odebrecht podem causar polêmica para alguns acomodados, mas são, entre outras, medidas que terão que ser implementadas nas grandes cidades a curto prazo. Do contrário, vamos chegar à absurda situação de termos os veículos nas garagens e não podermos utilizá-los em função dos engarrafamentos cada vez maiores."

HUMBERTO VIANA GUIMARÃES (Salvador, BA)

-

Pós-graduação

"Sou aluna de pós-graduação e causou-me estranheza o artigo 'Honra ao Mérito', de Gilberto Dimenstein.

No referido artigo, 'graças' a uma portaria, você não precisará fazer uma monografia ou dissertação para ser mestre, você precisará comprovar experiência reconhecida no mercado de trabalho. Não sou contra a experiência profissional, afinal de contas trabalhei no mercado publicitário durante 15 anos e sei muito sobre esse trabalho, mas isso não me qualifica para dar aulas sobre o tema, principalmente na pós-graduação. É sempre válido mostrar ao aluno o quanto um profissional capacitado sabe do seu trabalho, suas técnicas, suas vivências, mas isso é pouco para aqueles que estão ávidos pelo 'saber'. No caso, serve de aula motivacional, mas não de um curso. A pós-graduação é muito mais do que experiência profissional. Um bom profissional muitas vezes é um professor medíocre, sem didática, sem metodologia. Muitas vezes não passa nada do que conhece por não saber ensinar. E, o pior de tudo, sem ter o embasamento teórico para discorrer sobre o tema."

ANA LÚCIA F. PACHECO

-

Mulher Guitarra

"Sobre a nota 'Mulher Guitarra', na coluna Mônica Bergamo, eu digo: é ou não é para ganhar o dia --daqueles que almejam um mundo justo e decente?"

RUI DE SOUZA (Osasco, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página