Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

15/04/2013 - 16h41

Eleição na Venezuela é um dos assuntos mais replicados no Twitter

DE SÃO PAULO

O resultado da eleição presidencial na Venezuela está entre os assuntos mais replicados na tarde desta segunda-feira (15) no microblog.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

A vitória do candidato Nicolás Maduro, presidente interino e herdeiro político do líder Hugo Chávez, foi anunciada no fim da noite de domingo (14). De acordo com a Comissão Nacional Eleitoral, ele obteve 50,75%, contra 48,98% de Henrique Capriles, com 99,2% dos votos apurados.

A diferença, de pouco mais de 200 mil votos, levou os opositores a pedir uma nova apuração. A pequena diferença nos resultados, de 1,77 ponto percentual entre Maduro e Capriles, exige a auditoria de 100% dos votos --o que é possível, já que, diferentemente do Brasil, para cada voto eletrônico há um comprovante em papel.

"Nós acreditamos que ganhamos as eleições", disse Capriles, que prometeu aceitar os resultados, sejam quais forem, depois da recontagem de 100% dos votos.

O placar apertado surpreendeu o governo brasileiro, que não espera desfecho diferente em uma eventual recontagem, e até vê na medida uma forma de fortalecer o presidente eleito, Nicolás Maduro.

Para integrantes do Executivo brasileiro, o chavismo precisa interpretar o resultado como um sinal inequívoco sobre a necessidade de uma mudança mais para o centro, com repactuação do governo com a classe média e medidas para solucionar a crise na área de segurança pública, um dos principais anseios da população.

Já o governo dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira que a realização de auditoria da eleição presidencial da Venezuela é um passo necessário e prudente.

Carlos Garcia Rawlins/Reuters
O mandatário interino da Venezuela e candidato presidencial, Nicolás Maduro
O mandatário interino da Venezuela e candidato presidencial, Nicolás Maduro

*

São Paulo
1 #ChloeToNumber1
2 #ApertaORestartAi
3 #MovieNaMTV
4 #PolloResponde
5 Inter de Milão
6 #MTVMovieAwards
7 Venezuela
8 Daft Punk
9 Maduro
10 Emma
Rio de Janeiro
1 #ChloeToNumber1
2 #MovieNaMTV
3 #ApertaORestartAi
4 #RestartHoraDeRecomeçar
5 #24HoursUntilChloe
6 MTV Movie Awards
7 Venezuela
8 Dedé
9 PSY
10 Maduro
Brasil
1 #ApertaORestartAi
2 #CuidadoComOAnjo11
3 #ChloeToNumber1
4 #6CoisasQueOdeio
5 #HojeEstreiaAHoraDoChayNaMTV
6 Dedé
7 PSY
8 MTV Movie Awards
9 Maduro
10 Venezuela
Mundo
1 #5WordsiHateToHear
2 #CaprilesGanóTibisayMintió
3 #ApertaORestartAi
4 #HitFMPorLaGorra
5 #ElPuebloHablóMaduroGanó
6 Mañana al CNE
7 Clem
8 That Power
9 Chávez
10 Ashton

Assuntos no Trending Topics às 16h15

*

HASHTAG

Hashtag é o símbolo (#) usado para marcar palavra-chave ou tópico em um Tweet. Qualquer usuário do Twitter pode categorizar ou seguir tópicos com hashtags. É a forma mais rápida de unir conteúdos e compartilhar interesses na Internet.

No site hashtag.org você pode ver quais os assuntos que ja foram criados. Há uma caixa de pesquisa no canto superior direito para que possa realizar uma busca e ver a disponibilidade de seu hashtag. Se não existir, você pode criá-lo simplesmente twitando e incluindo o hashtag (#) na sua postagem.

 
Envie sua notícia

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página