Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast relata como a queda na vacinação deixou o Brasil vulnerável ao sarampo

Circulação de vírus já completa mais de um ano e país perderá status de livre da doença

São Paulo

O sarampo voltou e o Brasil irá perder o status de país livre da doença.

O reconhecimento havia sido concedido pela Opas (Organização Panamericana de Saúde) em 2016. O motivo era o baixo número de casos nos últimos anos e o encerramento de alguns surtos importados de outros países.

Mas a queda na cobertura vacinal nos últimos três anos deixou o país vulnerável ao sarampo.

Os primeiros registros de um novo avanço da doença ocorreram em fevereiro de 2018. Até o fim do mês passado, a circulação do vírus continuava.

Como essa mudança de status afeta o país? Quais os motivos da queda na vacinação? A repórter da Folha Natália Cancian, que cobre saúde em Brasília, explica ao Café da Manhã.

Ouça o episódio:

O programa em áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. Para ouvir, basta se cadastrar gratuitamente no aplicativo.

Os episódios do Café da Manhã vão ao ar de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

O podcast apresentado pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores conta com a participação de José Marques neste episódio.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.