Descrição de chapéu Café da Manhã

O que as primeiras imagens do buraco negro revelaram à ciência? Ouça

Telescópios espalhados pela Terra formaram imagem que confirma teoria da relatividade geral

São Paulo

Uma equipe internacional de astrônomos, físicos e outros cientistas revelou nesta quarta-feira (10) as primeiras imagens reais de um buraco negro no espaço.

Foram necessários oito telescópios espalhados pela Terra, supercomputadores para processar os dados e dois anos para o projeto Event Horizon Telescope (Telescópio do Horizonte dos Eventos) concluir o trabalho. 

A imagem é uma confirmação da teoria da relatividade geral em um dos ambientes mais radicais já estudados, o superburaco negro no coração da galáxia M87. 

O jornalista de ciência Salvador Nogueira, que assina o blog Mensageiro Sideral, participa do episódio explicando o que é um buraco negro e a importância do anúncio.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.