Descrição de chapéu Café da Manhã Dias Melhores

Podcast conta a história da militar que luta por igualdade de gênero em uma missão de paz

Brasileira Marcia Andrade Braga recebeu prêmio da ONU por trabalho em país africano

São Paulo

Uma militar brasileira que atua como assessora militar de gênero da Missão de Paz das Nações Unidas na República Centro-Africana foi premiada por sua atuação na defesa da igualdade de gênero.

Na sexta-feira (29), Marcia Andrade Braga recebeu o prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU em Nova York, do secretário-geral da organização, António Guterres. Na missão de paz, a capitão-de-corveta da Marinha montou equipes com assessores treinados para questões de gênero na missão.

Desde 2014, uma força da ONU composta por diversos países atua no país africano, que está imerso há sete anos em uma guerra civil que opõe grupos muçulmanos e cristãos, entre outras divisões locais.

A premiação reconhece esforços em promover os princípios da resolução 1325 da organização, que exige a participação das mulheres na construção da paz, a proteção das violações dos direitos humanos e a promoção do acesso aos serviços para enfrentar a discriminação.

A repórter Marina Estarque entrevistou Márcia Braga e participa do Café da Manhã desta terça-feira (2).

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.