Descrição de chapéu Café da Manhã

O que leva os pais a ensinarem seus filhos em casa? Ouça podcast

EUA tem 3,3% de alunos em 'homeschooling' e inspira projeto do governo Bolsonaro

São Paulo

O governo Bolsonaro planeja regulamentar o ensino domiciliar no Brasil, que aconteceria por meio de uma plataforma virtual do Ministério da Educação, com provas anuais. 

O texto do projeto ressalta que "é dever dos pais ou dos responsáveis legais que optarem pela educação domiciliar assegurar a convivência familiar e comunitária".

Nos Estados Unidos, o "homeschooling" tem 3,3% do total dos alunos de 5 a 17 anos no país. As razões que levam os pais a ensinarem os filhos em casa variam. Podem ser insatisfação com o ambiente escolar ou a necessidade de uma abordagem religiosa.

É esse movimento que inspira o debate aqui no Brasil, onde é agenda principalmente entre religiosos. O Café da Manhã sobre o assunto tem a participação da jornalista em Washington Victória Damasceno e do repórter em Brasília Paulo Saldaña. 

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.