Descrição de chapéu Café da Manhã

Colunista explica o que está em jogo para o Brasil na cúpula do G20; ouça

Em sua estreia na cúpula, Bolsonaro enfrenta críticas de outros países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) participa do G20, evento que reúne dirigentes das 20 maiores potências mundiais nesta sexta (28) e no sábado (29) em Osaka, no Japão. Antes mesmo de a cúpula começar, Bolsonaro enfrentou declarações polêmicas do presidente francês, Emmanuel Macron, e da chanceler alemã Angela Merkel. 

A chanceler sinalizou que gostaria de conversar com Bolsonaro sobre o desmatamento no Brasil, situação que ela considera preocupante. O presidente rebateu a crítica e disse que "eles [os alemães] têm muito a aprender conosco”. Ele acrescentou que não aceitará ser advertido por outros países.

Já Macron afirmou que não assinará acordos comerciais com nações que deixem o Acordo de Paris, ao qual o governo Bolsonaro tem feito críticas.

A cúpula do G20 debaterá sobre comércio e investimento, meio ambiente e energia, e empoderamento feminino. Bolsonaro também terá encontros bilaterais —reservados a apenas dois países— com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe e o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien-Loong.

O colunista da Folha Mathias Alencastro, cientista político e pesquisador do Cebrap baseado em Portugal, participa do episódio do Café da Manhã sobre esse assunto.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.