Descrição de chapéu Café da Manhã

Em podcast, ex-militar venezuelano narra rotina de penúria e pressão psicológica

Ex-sargento de 21 anos desertou do Exército do país vizinho e vive hoje em São Paulo

O ex-militar venezuelano Tulio Henrique López, 21, que desertou da Guarda Nacional Venezuelana e fugiu para o Brasil em abril de 2018 - Eduardo Knapp/Folhapress
Rodrigo Vizeu
São Paulo

Em reportagem publicada neste domingo (2), a repórter Flávia Mantovani reuniu relatos de ex-militares da Venezuela que fugiram para o Brasil, escapando da ditadura de Nicolás Maduro. Detalharam a repressão da qual participaram contra manifestantes, a escassez de comida mesmo para as tropas, as melhores condições dos oficiais graduados e o recomeço em uma terra estrangeira.

O Café da Manhã conversa com um deles, Tulio Henrique López, de 21 anos, que vive na Cidade Tiradentes, em São Paulo, e trabalha no centro da capital paulista.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.