Descrição de chapéu Café da Manhã

Repórter detalha nova reportagem sobre disparos em massa pró-Bolsonaro

Espanhol diz que empresas brasileiras contrataram disparos de WhatsApp na eleição

São Paulo

Nas eleições brasileiras de 2018, reportagens da Folha revelaram que empresários pagaram por disparos de mensagens em massa. O sistema para os envios usa bases de usuários que cederam seus números de forma voluntária ou bases de terceiros, vendidas por agências de estratégia digital.

A prática é ilegal, pois se trata de doação de campanha por empresas, vedada pela legislação eleitoral, e não declarada. 

À época, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) abriu um processo para apurar o impulsionamento dessas mensagens pelo WhatAapp. Com a investigação eles poderiam responder, por exemplo, se a campanha de Bolsonaro tinha vínculo com os contratos financiados por essas empresas.

Nesta terça-feira (18), o assunto voltou às manchetes com reportagem que relata que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para fazer disparos em massa de mensagens a favor do então candidato Jair Bolsonaro (PSL). A repórter Patrícia Campos Mello explica o caso no Café da Manhã. 

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

 O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

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