Descrição de chapéu Café da Manhã

Repórter detalha o mapa da violência no Brasil

Mortes violentas disparam no Norte e Nordeste, na contramão do resto do país

Parte do cotidiano do brasileiro e importante tópico nos discursos políticos, a violência teve um novo retrato divulgado.

Foram relevados, nesta quarta-feira (5), os dados do Atlas da Violência 2019, publicação do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que tem como base dados do Ministério da Saúde.

Segundo o mapa, os homicídios no Brasil cresceram 2,8 vezes mais nas regiões Norte e Nordeste do que a média nacional, entre 2007 e 2017, ano em que 65.602 pessoas foram assassinadas.

A distribuição geográfica e demográfica desses óbitos violentos tem se tornado cada vez mais desigual. A repórter Fernanda Mena mergulhou nesses documentos e participa do Café da Manhã. 

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.