Descrição de chapéu Café da Manhã

Ouça a história de uma brasileira que atravessou a fronteira para viver nos EUA

Cresce o número de brasileiros que pedem asilo ao chegar no país

São Paulo

O número de brasileiros que chegam aos Estados Unidos pela fronteira com o México está aumentando desde o início do ano. Eles entram pelo método "cai, cai", ou seja, entregam-se aos guardas e pedem asilo. 

Os brasileiros alegam perseguição ou violência por gênero ou orientação sexual. Chegam à fronteira acompanhados dos filhos com o objetivo de passar menos tempo em detenções temporárias e aguardar a decisão sobre seus casos em liberdade. 

De outubro de 2018 a maio deste ano, já foram registrados 3.429 procedimentos de deportação abertos nas cortes de imigração americanas envolvendo cidadãos brasileiros. Se comparada a países da América Central, a imigração brasileira não é tão expressiva, mas fica entre as sete maiores nacionalidades apreendidas na fronteira. 

O episódio de hoje traz o relato de Mariana (nome fictício), 22, uma brasileira que saiu do país em fevereiro com o marido e a filha. A repórter Paula Moura, que entrevistou imigrantes brasileiros nos Estados Unidos, explica o contexto dessas saídas. 

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.