Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast explica como atua a Comissão de Ética Pública

Órgão independente pode ser esvaziado pelo governo Bolsonaro; entenda mudanças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Bolsonaro quer esvaziar a Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP), órgão independente responsável por investigar denúncias de membros do governo e aplicar advertências, censuras éticas e até sugerir exonerações a presidentes.

A mudança faz parte de um estudo em curso na Controladoria-Geral da União (CGU), que prepara uma reestruturação do sistema de prevenção à corrupção no governo.

O plano desidrataria a comissão presidencial, que perderia a função de coordenar e supervisionar os demais órgãos de análise de denúncias por violações éticas e conflitos de interesse praticados por servidores federais. O papel passaria para a CGU, que se tornaria uma superpasta.

O repórter em Brasília Gustavo Uribe participa do Café da Manhã sobre o funcionamento da comissão presidencial e os impactos da possível mudança.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.