Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast conta segredo do sucesso e motivo da derrocada de Eike Batista

Empresário foi preso novamente, desta vez por manipulação de mercado e lavagem de dinheiro

São Paulo

O ex-homem mais rico do Brasil voltou para a cadeia nesta quinta-feira (8), quando Eike Batista foi preso temporariamente na Operação Segredo de Midas, um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Agora, Eike é suspeito de atuar em um esquema de manipulação de mercado e lavagem de dinheiro. Além disso, o Ministério Público Federal investiga a atuação do empresário no mercado de criptomoedas, como são chamadas as moedas digitais.

O ex-bilionário do chamado Império X já havia sido preso em 2017, sendo solto dois meses depois. Ele foi denunciado sob a acusação de pagar US$ 16,5 milhões de propina ao ex-governador Sérgio Cabral (MDB-RJ), processo no qual foi condenado a 30 anos de prisão, mas recorria em liberdade.

A repórter de economia Raquel Landim, e os repórteres no Rio Italo Nogueira e Anna Virginia Balloussier contam como Eike ascendeu ao longo dos anos e quais os motivos da sua derrocada.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

Esse episódio é conduzido pelos jornalistas Guilherme Magalhães e Magê Flores. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.