Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast trata de visão de militares e de Bolsonaro sobre a Amazônia

Presidente se alinha à retórica militar sobre interesses econômicos de outros países na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde que a Amazônia virou tema do noticiário nacional e internacional, tornou-se mais evidente o alinhamento do discurso presidencial à retórica do Exército acerca da soberania brasileira sobre a Amazônia.

Essa discussão levou o presidente Jair Bolsonaro a questionar ações internacionais para ajudar a região. Bolsonaro repete, em suas declarações, que a Amazônia é uma questão do Brasil e que a soberania do país está em jogo.

O presidente da França, Emmanuel Macron —que tem protagonizado conflitos com Bolsonaro— afirmou que alguns dirigentes confundem soberania com agressividade. Também na terça, o brasileiro se reuniu com governadores da Amazônia e priorizou críticas à demarcação de terras indígenas à discussão sobre as queimadas. 

O repórter Rubens Valente explica a relação entre a questão amazônica, as reservas indígenas na região e a soberania nacional neste episódio do Café da Manhã.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.