Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast conta a história de brasileiros que lutaram contra o Estado Islâmico

Paulistano e catarinense se tornaram voluntários de forças curdas para combater o grupo terrorista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A guerra na Síria, que começou em 2011, foi marcada pela morte de mais de meio milhão de pessoas. O conflito também resultou em 5 milhões de refugiados —quase 20% do que era a população do país em 2010. E, entre os sírios que continuaram no país, 1 a cada 3 foi obrigado a deixar a sua casa.

Folha revelou que dois brasileiros atuaram como voluntários para ajudar a combater o Estado Islâmico (EI) e a libertar cidades e vilas ocupadas pelo grupo terrorista. Um paulista e um catarinense atuaram junto ao YPG  (Unidades de Proteção do Povo), uma milícia curda que recebe apoio militar dos Estados Unidos. 

A repórter Flávia Mantovani, que reuniu esses relatos, fala sobre a motivação e a experiência desses brasileiros na guerra da Síria.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.