Descrição de chapéu Café da Manhã

Por que poderosos se incomodam com a literatura infantojuvenil?

Fim de semana foi de idas e vindas sobre censura a livros de temática LGBT na Bienal do Rio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), tentou censurar obras com temática LGBT que estavam sendo vendidas na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. O evento terminou neste domingo (8).

Crivella anunciou que recolheria da feira a história em quadrinhos “Vingadores - A Cruzada das Crianças”, que tem uma cena de beijo gay. Ele disse que o título fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é considerado conteúdo sexual pra menores. 

Juridicamente, beijo não é considerado pornografia ou conteúdo sexual. O ECA não faz menção à homossexualidade.

O anúncio gerou polêmica e reviravoltas, incluindo fiscais da prefeitura no evento, protestos e decisões diferentes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. No domingo, o Supremo Tribunal Federal analisou o caso e derrubou a decisão que autorizava a censura.

Neste episódio do Café da Manhã, Ilan Brenman, premiado autor de livros infantis e doutor em educação pela Universidade de São Paulo, fala sobre censura na literatura infanto-juvenil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.