Descrição de chapéu Café da Manhã

Repórter comenta queda da participação da indústria na economia; ouça

Setores tecnológicos são os mais afetados pela desindustrialização do país

São Paulo

A produção industrial brasileira recuou 0,3% em julho na comparação com o mês anterior. Se comparada a julho do ano passado, a queda é maior: 2,5%. A baixa participação da indústria nacional na economia não é novidade. O Brasil vive, ao longo de décadas, um processo de desindustrialização.

Em 2018, a indústria teve sua menor participação no PIB (Produto Interno Bruto) desde 1947: 11,3%. O pico foi atingido em 1986 com 27,3%. Além disso, o setor de alta tecnologia é o mais afetado, e está encolhendo sem antes ao menos ter deslanchado.

A colunista Érica Fraga explica por que o Brasil enfrenta dificuldades com a industrialização e políticas industriais, e qual o impacto disso na economia do país.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.