Descrição de chapéu Café da Manhã

Colunista explica crise política no Peru; ouça

Após ser dissolvido, Congresso do Peru suspende presidente

São Paulo

Como ápice de sua atual crise política, o Peru amanheceu nesta terça-feira (1º) com dois presidentes e seu Congresso fechado. Martín Vizcarra, à frente do país desde 2018, dissolveu o Congresso e convocou novas eleições. 

O Congresso respondeu no mesmo tom: aprovou a suspensão temporária de Vizcarra por "incapacidade moral" e nomeou como presidente interina a vice-presidente Mercedes Aráoz. 

O movimento, que em teoria não tem efeito jurídico, porque o Congresso está dissolvido, deixou o país em um impasse institucional, com dois líderes.

À noite, porém, Aráoz anunciou sua renúncia devido “ao rompimento da ordem constitucional” e “porque não há condições mínimas para exercer o posto”.

A colunista e correspondente da Folha em Buenos Aires, Sylvia Colombo, explica o sistema político no país vizinho e o que pode acontecer a partir de agora.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.