Descrição de chapéu Café da Manhã

Colunista explica o que há em comum em crises políticas pela América Latina; ouça

Nesta semana, Chile e Bolívia tiveram suas ruas ocupadas por protestos

São Paulo

São vários os países da América Latina que tem tido suas ruas ocupadas por protestos nos últimos meses. Nesta semana, Chile e Bolívia se sobressaíram no noticiário. O primeiro, com violentas manifestações que eclodiram após o anúncio do aumento na tarifa do metrô e que ganharam corpo com outras pautas. O segundo, com uma noite de fogo e confrontos depois da confusa apuração eleitoral que indicou a vitória de Evo Morales.

Também chamaram atenção as manifestações na Argentina, com o segundo turno das eleições presidenciais marcados para o próximo domingo (28), no Peru, que chegou a ficar com dois mandatários e um Congresso dissolvido, e no Equador, após a alta dos combustíveis.

O colunista da Folha Roberto ​Simon, que escreve sobre América Latina, explica o contexto da região e detalha a situação no Chile.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.