Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute eficiência da base que reúne dados pessoais dos brasileiros

Governo interliga bancos de informação e permite cruzamento de dados biométricos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) instituiu, na semana passada, o Cadastro Base do Cidadão, uma base que reúne informações pessoais de todos os cidadãos brasileiros. O objetivo é regulamentar o compartilhamento de dados entre diferentes esferas do governo.

Além de informações relacionadas ao CPF, como nome, data de nascimento e filiação, está prevista a inclusão de dados biométricos como digitais, íris dos olhos, voz e jeito de andar.

O texto levantou questionamentos relativos à privacidade. O colunista da Folha Ronaldo Lemos, especialista em tecnologia, explica as mudanças e comenta os pontos preocupantes sobre a proteção de dados dos cidadãos.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.