Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute prisões após condenação em segunda instância; ouça

STF começa a julgar nesta quinta-feira ações que podem beneficiar Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O plenário do Supremo Tribunal Federal inicia nesta quinta-feira (17) um dos julgamentos mais esperados dos últimos anos: o que deve dar uma resposta definitiva sobre a constitucionalidade da prisão de condenados em segunda instância. A decisão pode beneficiar o ex-presidente Lula e outros condenados pela Operação Lava Jato

No Brasil, a discussão sobre o momento em que o réu deve ser preso é antiga e passou por alterações. Em 2009, o STF estabeleceu que a Constituição de 1988 proibia a execução antecipada da pena, ou seja, antes do julgamento em outras instâncias. Sete anos depois, em 2016, o entendimento mudou e, desde então, a prisão começa a ser cumprida mesmo sem essa decisão definitiva. 

Neste episódio do Café da Manhã, o repórter Reynaldo Turollo Jr. explica como vai funcionar esse julgamento do STF e como ele pode afetar o Judiciário. 

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.