Descrição de chapéu Café da Manhã

Repórteres analisam julgamento no STF e situação de Lula; ouça

Sessão é interrompida com placar de 4 a 3 a favor de executar a pena antes de esgotados os recursos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O julgamento sobre a constitucionalidade da prisão logo após a segunda instância teve nesta quinta-feira (24) o voto mais esperado da sessão. A ministra Rosa Weber se posicionou contrariamente, indicando que deve haver mudança de entendimento no Supremo. Atualmente, a corte compreende que não é necessário esperar o trânsito em julgado (quando se esgotam os recursos) para que um condenado seja preso.

O placar parcial está em 4 votos a favor da prisão em segunda instância (dos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux) e 3 contra (Marco Aurélio, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski). Faltam quatro votos.

O julgamento foi suspenso por causa do horário e deve continuar no início de novembro, pois não há sessões no STF na semana que vem.

A decisão pode beneficiar o ex-presidente Lula e outros 12 presos pela Operação Lava Jato. A defesa de Lula, no entanto, pede absolvição ou anulação da condenação. 

Os repórteres Felipe Bächtold e Wálter Nunes analisam o andamento desse julgamento no STF e a situação de Lula.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.