Descrição de chapéu Folha na Sala

Alunos contam o que acham e o que querem da escola pública

Estudantes da rede pública relatam problemas e fazem pedido por mais democracia na gestão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No Folha na Sala costumamos ouvir professores, especialistas, mestres e doutores sobre quais são os problemas e soluções da escola pública, mas faltava uma outra parte: os alunos.

No episódio desta terça (19) ouvimos três alunos de diferentes pontos de São Paulo e um de Mato Grosso.

Iversson Natan da Silva Santos, 17, é estudante do terceiro ano do ensino médio na escola estadual Professor José Monteiro Boanova, na Vila Leopoldina, em São Paulo. Ele também é poeta, rapper e assistente na biblioteca do Instituto Acaia; João Guilherme Medeiros Leite, 17, termina o terceiro ano no IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Cuiabá).

Também conversamos com a Isabela Gonsalves de França, 13, que está no oitavo ano do ensino fundamental na escola estadual Ana Rodrigues de Liso, em Carapicuíba (SP), ela foi uma das primeiras crianças transsexuais a receber terapia hormonal no ambulatório do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

E também a Karen Samyra, 17, estudante do terceiro ano do ensino médio na escola estadual Pedro Moreira Matos, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. Ela também é cofundadora da companhia de teatro EmQuadro.

Entre as reclamações dos estudantes estão a precariedade das escolas onde estudam, que sofrem com a falta de conservação dos prédios, falta de professores e laboratórios.

Na hora de apresentar as soluções, foi comum entre todos que as mudanças não devem ser feitas só nos prédios, mas em como as escolas são geridas. Um pedido por mais escuta, democracia e participação dos alunos.

O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Fábio Takahashi e Ricardo Ampudia.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://anchor.fm/s/e66fb94/podcast/rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.