Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute Bolívia após renúncia de Evo Morales; ouça

Direto de La Paz, colunista explica situação do país vizinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de 13 anos no poder, Evo Morales renunciou à Presidência da Bolívia. Ele era alvo de críticas duras de parte da população, em meio a protestos violentos em várias cidades. As insatisfações vinham desde antes das eleições presidenciais, que aconteceram em 20 de outubro. Isso porque, para concorrer, Evo já tinha recorrido a uma manobra jurídica, já que uma quarta reeleição se choca com a Constituição boliviana. Como se não bastasse, houve questionamentos sobre a contagem de votos.

No domingo (10), Evo respondeu com a convocação de novas eleições, mas a oposição insistiu que queria a renúncia, opção aventada também pelas Forças Armadas. Além de Evo,  também renunciaram o vice-presidente, o presidente da Câmara e a presidente do Senado, mergulhando a Bolívia num vácuo de poder.

A correspondente e colunista da Folha Sylvia Colombo, que está em La Paz, na Bolívia, explica como fica o país depois dessa série de acontecimentos.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

Este programa foi conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Victoria Azevedo.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.