Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute passado e presente da consciência negra; ouça

Episódio trata de informações que brasileiros têm sobre história dos negros no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O dia 20 de novembro marca o dia da morte de Zumbi, um dos últimos líderes do quilombo dos Palmares. Desde 2003, essa data entrou no calendário brasileiro como o dia da Consciência Negra

Ter consciência de algo envolve conhecer o passado. O episódio desta quarta-feira (20) discute que informações os brasileiros têm sobre a história dos negros aqui no Brasil para fazer algum tipo de reflexão, inclusive sobre as consequências de toda essa história no nosso presente.

Renan Sukevicius, da editoria de podcasts aqui da Folha, conversa nesse episódio com o professor e produtor cultural Bruno Véras, que estuda a história de Mahommah Gardo Baquaqua, africano que é autor do único registro escrito conhecido de uma vítima do escravismo no Brasil.

O jornalista entrevistou ainda a rapper e historiadora Preta-Rara, nome artístico de Joyce Fernandes, que trabalhou como doméstica por quase uma década.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

Este programa foi conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Victoria Azevedo.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.