Descrição de chapéu Folha na Sala

'Nunca tivemos uma educação tão boa', diz diretor da USP

Dirigente da Faculdade de Educação diz que universalização do ensino é o que explica mau desempenho dos alunos em exames, não a formação dos professores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Folha na Sala desta terça (10) traz a resposta do diretor da Faculdade de Educação da USP, Marcos Garcia Neira, às críticas de que a má formação de professores está comprometendo o desempenho dos alunos brasileiros, um dos argumentos de quem apoia as mudanças propostas pelo Conselho Nacional de Educação à formação de professores.

Segundo ele, a escola brasileira nunca acolheu tantas crianças como hoje e a dificuldade em se adaptar a essa universalização é que segura o Brasil nos índices internacionais, não a formação dos educadores.

Sala de aula em escola na zona leste de São Paulo - Rodrigo Capote/Folhapress

Neira critica as mudanças propostas na formação continuada, que deve deixar os cursos de pedagogia e licenciatura mais técnicos, com foco na prática em sala de aula, com menos carga para a teoria.

O programa também ouviu uma professora recém-formada e outra prestes a se formar para saber como avaliam sua trajetória até aqui e se saíram da faculdade pronta para a sala de aula.

O Folha na Sala é um a parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Fábio Takahashi e Ricardo Ampudia.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://anchor.fm/s/e66fb94/podcast/rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.