Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute ataques à imprensa feitos por políticos

O presidente Jair Bolsonaro excluiu Folha de licitação da Presidência

São Paulo

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, disse que não vai mais responder a pedidos de informação feitos pelo jornal O Globo. Nesta terça-feira (3), ele impediu a entrada de jornalistas do veículo em uma entrevista coletiva sob o argumento de que não haviam sido convidados.

Entre 1º de janeiro e 31 de outubro, o presidente Jair Bolsonaro fez 99 declarações com ataques à imprensa, segundo um levantamento feito pela Federação Nacional de Jornalistas. Ele também excluiu a Folha da relação de veículos exigidos em um processo de licitação para fornecimento de acesso digital ao noticiário.

Críticas à imprensa feitas por políticos não são novidade. O diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto, fala sobre esse histórico e as particularidades dos ataques recentes.

​O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Amanda Lüder e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.