Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast explica ampla vitória conservadora no Reino Unido; ouça

Partido de premiê Boris Johnson obteve 365 dos 650 assentos do Parlamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O mantra do primeiro-ministro britânico Boris Johnson na eleição do país foi “vamos fazer o brexit”.  Os eleitores deram a ele uma ampla maioria em votação na quinta-feira (12) e a saída do Reino Unido da União Europeia está prevista para acontecer em 31 de janeiro.

Os conservadores conquistaram 365 cadeiras no Parlamento, bem mais que a 326 necessárias para formar uma maioria mínima. A principal oposição derrotada foi o Partido Trabalhista, que elegeu só 203 parlamentares, a menor bancada da agremiação de esquerda em 84 anos.

A eleição foi realizada sob a sombra do brexit, decidido pela população em um referendo em 2016. Desde então o Parlamento britânico vive em um labirinto sobre como fazer essa saída do país do bloco europeu.

A repórter Ana Estela de Sousa Pinto acompanhou a votação em Londres e explica no Café da Manhã o que está em jogo no Reino Unido.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

 

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

 

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Amanda Lüder e edição de som de Thomé Granemann e Renan Sukevicius.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.