Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast explica quem é a jovem ativista Greta Thunberg

Após ser questionado sobre assassinato de índios, Bolsonaro chamou a jovem de 'pirralha'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, vem ganhando destaque por sua luta contra os efeitos das mudanças climáticas. A jovem ficou conhecida por discursos incisivos e críticas a lideranças mundiais. Em setembro, ela discursou na abertura da Cúpula do Clima na sede da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Nesta terça-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro chamou a sueca de "pirralha" ao ser questionado sobre o assassinato de dois indígenas da etnia guajajara no sábado (7), no Maranhão. Dias antes, ela havia escrito em uma rede social que indígenas estão morrendo ao proteger florestas do desmatamento ilegal.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também já ironizou a jovem. Nas duas ocasiões, Greta respondeu incluindo as definições em sua biografia no Twitter.

A repórter Ana Carolina Amaral, que assina o blog Ambiência, participa do Café da Manhã explicando quem é a jovem ativista e por que ela está chamando a atenção de governantes.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Amanda Lüder e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.