O brasileiro sabe o que é consumo consciente e que medidas levam a ele, mas ainda tem dificuldade em adotar essas práticas. Essas são conclusões de pesquisas do Instituto Akatu e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito.
Entre os entraves estão a dificuldade na mudança de hábitos e o maior preço dos produtos. Por isso, o brasileiro é classificado como um consumidor em transição, ou seja, fica entre o consumidor consciente e o não consciente.
Helio Mattar, colunista da Folha e diretor-presidente do Instituto Akatu, e Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, falam sobre o perfil do consumidor brasileiro e as práticas de empresas que incentivam ou atrapalham o comportamento sustentável.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.
O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Amanda Lüder e edição de som de Thomé Granemann.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.