Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast trata de Asimov, o escritor de ficção científica que pauta discussões até hoje

As três leis da robótica, criadas pelo autor, são base de código de ética da inteligência artificial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se a ideia de ter homens metálicos organizando uma casa parece coisa de ficção científica, ter máquinas que executam alguns dos serviços domésticos e conviver com robôs na internet são algo mais comum. 

Pois há na ficção científica, gênero que usa ciência para compor suas tramas, um escritor que se dedicou especialmente aos robôs e a outras ideias que hoje seguem atuais: Isaac Asimov (1920-1992). 

Asimov é o criador das três leis da robótica, código de ética implantado em inteligências artificiais para impedir que os robôs prejudicassem os humanos. Apresentadas em 1942, elas dizem: um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal; os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei; um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.

No centenário de nascimento de Asimov, o Café da Manhã trata de ficção científica e da presciência e relevância da obra de Asimov. Participa do episódio Salvador Nogueira, jornalista especializado em ciência que assina na Folha o blog Mensageiro Sideral.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Lucas Alonso e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.